sexta-feira, 4 de abril de 2014

50 anos da invasão dos Beatles na Billboard

Em uma década mágica, os Beatles fizeram discos feitos para durar uma eternidade.

Na sexta-feira dia 04 de abril marca o 50º aniversário da invasão beatlemaníaca na Billboard do Fab Four, quando suas canções ocuparam as cinco primeiras posições da parada de singles, um feito nunca repetido por nenhum artista até hoje!

A parada da Billboard Hot 100 do dia 04 de abril de 1964:

1. Can't Buy Me Love

2. Twist and Shout

3. She Loves You

4. I Want to Hold Your Hand

5. Please Please Me

"Foi a primeira e única vez que alguém monopolizou todo o top cinco", diz Keith Caulfield, diretor associado de paradas da Billboard. "Foi um momento único no tempo, algo que provavelmente nunca vai acontecer de novo. Estávamos no auge da invasão dos Beatles, e milhões de fãs estavam descobrindo eles e seu trabalho."

Dois fatores fizeram acontecer "os sucessos", diz o estudioso sobre Beatles Martin Lewis. Primeiro foi a "insaciável sede de discos dos Beatles depois de três apresentações consecutivas no Ed Sullivan Show em fevereiro", diz ele. Essas performances, três meses após o assassinato de JFK, eram "um bálsamo para a alma sonora da América."
E as músicas foram lançadas simultaneamente por vários selos.

"A Capitol Records rejeitou os Beatles (repetidamente) em 1963, enquanto eles conquistaram a Europa", diz Lewis, que liderou a campanha para a indução ao Hall da Fama do Rock and Roll do empresário dos Beatles Brian Epstein na próxima semana. "Essas rejeições significaram que três outras gravadoras dos EUA (Vee- Jay, Tollie e Swan) também tinha discos dos Beatles disponíveis para lançamento. Apenas dois desses cinco principais singles dos Beatles estavam na Capitol, que pagou o preço pela sua miopia mais cedo."

"Os sucessos importados dos Beatles lançados no espaço de algumas semanas por quatro empresas norte-americanas dominaram as paradas e ondas de rádio para um ano inteiro," diz Lewis.

"Suas canções estavam competindo uns contra as outras no mercado", diz Caulfield . "Você não tem isso agora. Você tem uma ou duas músicas como o foco."

O única artista a chegar perto de bater os Beatles é 50 Cent, que tinha três títulos no top cinco em março 2005.
Mudanças nos hábitos de consumo de música e mudanças de critérios no Hot 100 têm aumentado as chances de correspondência da conquista dos Beatles, mas não por muito.

"Durante anos, a Hot 100 foi com base nas vendas de singles disponíveis para compra em lojas de discos e limitada por aquilo que realmente foi lançado pelos selos", diz Caulfield. "Agora, na era da Internet e do YouTube, quando um artista orientado pelo digital como Taylor Swift ou Mumford & Sons tem um grande surto, todas as faixas aparecem no Hot 100. Mas suas chances de encher os cinco primeiros? muito poucas."

Na semana, os Beatles ocuparam as cinco primeiras posições, eles tinham uma dúzia de canções espalhadas por toda a parada, estabelecendo um recorde que quebrou uma semana depois com 14. Esse recorde também ainda se mantém. Drake empurrou-o em outubro de 2013 por acumulando 12 faixas no Hot 100.

Em 4 de abril de 1964, os Beatles também ocuparam os dois primeiros lugares na parada de álbuns com Meet The Beatles! e Introducing... The Beatles.

Ninguém chegou a este nível de dominação, embora Adele pastavam essas alturas em 2012, quando ela tinha duas músicas no top cinco do Hot 100.

Os Beatles têm mais um recorde que ainda não foi quebrado: 20 singles nº 1. Mariah Carey, em segundo com 18 e definido para entregar seu álbum de estúdio em 6 de maio, pode revelar-se uma ameaça. No entanto, ela precisava de quase 18 anos para acumular 18 canções líderes das paradas, e seus últimos 14 singles não conseguiram chegar ao cume. Se ela milagrosamente marcou dois nº1 deste ano, ela terá computados 20 em 24 anos. Os Beatles fizeram isso em pouco mais de 6 anos.

Fonte: Diário dos BeatlesUSA Today e The Beatles

Nenhum comentário:

Postar um comentário