Curso sobre os Beatles parte do programa de televisão do apresentador Ed Sullivan, em 1964 |
— Tradicionalmente, dividimos a programação em três partes: Pensamento, que engloba filosofia e psicanálise, Artes e HCA, que engloba História, Ciências e Atualidades. A diferença nesta programação de férias é a ênfase em Artes, que não é habitual — explica o diretor de conteúdo da casa, Luiz Antonio Ryff. — Tentamos oferecer uma programação diversificada.
O jornalista (e cantor) Pedro de Freitas Branco vai ser o condutor de “Beatles — 50 anos da invasão americana” (início no dia 23 de julho). O curso vai tomar a lendária apresentação do grupo no programa de televisão do apresentador Ed Sullivan, em 1964, como ponto de partida para um abrangente olhar em torno dos Fab Four, que culmina com o assassinato de Lennon e a reunião dos demais na série “Anthology”, já nos anos 1990.
A porção atualidades se justifica com a inclusão do curso multidisciplinar “Rússia x Ucrânia: o conflito na literatura” (início em 3 de julho), que espelha nos livros o atual conflito político entre os dois países. A partir de textos de Gógol, Dostoiévski, Tchekov, Tolstói e Bulgakov, o escritor e tradutor Marcelo Backes vai tentar desvendar as almas russa e ucraniana e os conflitos entre elas.
— O conflito envolve questões que vêm sendo debatidas há séculos na literatura por esses autores — explica Backes.
HISTÓRIA E ECONOMIA
O mesmo aspecto multidisciplinar estará presente no curso “Surrealismos” (início em 11 de julho), dado pelo professor, artista plástico e consultor de arte Franz Manata, pelo psicanalista e crítico de cinema Luiz Fernando Gallego e pelo professor de literatura Marcelo Jacques de Moraes.
— Esse curso tem por gancho a exposição de Salvador Dalí no CCBB, mas com enfoque mais abrangente, discutindo a influência do movimento nas artes plásticas, na literatura e no cinema — explica Ryff.
Os cursos terão também aulas abertas, como “O Brasil da Inconfidência” (3 de julho), com o jornalista Pedro Doria, editor-executivo do GLOBO; e “Vinte anos depois do Real” (30 de julho), um debate com os economistas Pedro Malan e Gustavo Franco, com mediação da jornalista e colunista do GLOBO Míriam Leitão.
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário