Gravação
Começou como uma faixa de apoio instrumental de McCartney que tinha gravado em 1978.
Precisando de um single para os Wings para acompanhar o álbum Back To The Egg, McCartney pegou a faixa e trouxe-o para o estúdio, onde os Wings completou. Denny Laine e Laurence Juber adicionaram guitarras elétricas, monitorados por Paul e Steve Holly adicionou percussão, enquanto toda a banda cantou no coro.
Uma vez que a faixa estava mais de sete minutos de duração, uma versão editada foi usada como single, com a versão completa disponível como um single de 12 polegadas.
Um vídeo foi feito para a música, mostrando a banda em trajes dos anos 30 e na capa do single. Nos EUA, o single foi lançado pela primeira vez sob novo contrato de McCartney com a Columbia Records. No Reino Unido, foi o primeiro lançamento pós-Beatle de McCartney pela Parlophone.
Recepção
"Goodnight Tonight" foi um sucesso internacional, chegando a número cinco na Billboard Hot 100, bem como a UK Singles Chart. John Lennon comentou mais tarde que ele não se importou com a música, mas gostava do baixo de McCartney no single. O single ganhou disco de ouro pela Recording Industry Association of America pela vendas de mais de um milhão de cópias.
História por trás da canção
De acordo com o livro Band on the Run: A History of Paul McCartney & Wings de Garry McGee:
"Quando os Wings estava gravando Back To The Egg, Paul havia anunciado aos outros membros da banda que se chegasse a uma música boa o suficiente, seria gravada e colocada no lado B do single. Tal gesto generoso abriu as portas financeira para os outros membros da banda, como a música poderia ganhar uma pequena fortuna como o outro lado da moeda de um hit single. Cada membro - incluindo Linda - passaram o fim de semana tentando compor a canção, mas quando segunda-feira chegou, Paul anunciou que tinha escrito uma e foi incluída como o lado B de "Goodnight Tonight", que atingiu o top dez em ambos os lados do Atlântico, na primavera de 1979 ganhou disco de ouro nos Estados Unidos."
Gravação
A canção foi gravada entre janeiro e fevereiro de 1979, como parte das sessões do álbum. Em contraste com a composição rápida da música, a mixagem exigiu 49 tentativas.
O filho James McCartney, que era um bebê na época, pode ser ouvido gritando cerca de dois minutos da música.
McCartney citou a música como "uma das minhas favoritas atuais" em uma entrevista de 1984, com Oprah Winfrey, e ele mencionou como uma das favoritas em entrevistas posteriores também. Linda McCartney mencionou como um das favoritas também. Apesar disso, McCartney nunca cantou a música ao vivo, apesar de ter sido incluída no álbum Wingspan: Hits and History.
estas equivocado,en la grabacion original no es una guitarra flamenca lo q suena,el intrumento es un :"cuatro",instrumento venezolano,tocado por un venezolano de nombre:"douglas isea",de Maracaibo...mas inf escribeme a eduardoleiba@gmail.com...
ResponderExcluirHola buenos días amigo que tal, aquí le escribe atentamente el nieto de el gran cuatrista Douglas Isea y le doy muchas gracias por su comentario en una página que hablaba de los "Beatles" y decía que era una guitarra flamenca y usted respondió diciendo que era el cuatro de mi gran abuelo Douglas Isea muchas gracias y saludos me encantaría una respuesta de usted
ResponderExcluir