domingo, 12 de outubro de 2014

19 fatos que você provavelmente não sabia sobre os Beatles 1957-1962

1: John Lennon conheceu Paul McCartney através de um amigo em comum chamado Ivan Vaughan em 6 de Julho de 1957, em um festival da igreja local, onde Lennon era líder da banda Quarry Men.

2: George Harrison, um colega de escola de Paul, juntou-se ao Quarry Men, sete meses depois, quando ele tocou  "Raunchy" de Bill Justis para John na parte superior de um ônibus de dois andares. George tinha apenas 14 anos na época, um motivo de preocupação para John.

3: Stu Sutcliffe, amigo de John da faculdade de arte, tornou-se o baixista no início de 1960, quando, a pedido de John, ele comprou um baixo com o dinheiro que ele ganhou com a venda de uma de suas pinturas.

4: Na primeira turnê do grupo, então conhecido como os Silver Beatles, durante 10 dias na Escócia, em maio de 1960, eles adaptaram nomes artísticos, com John para "Long John", George nomeou a si mesmo "Carl", depois de Carl Perkins e Paul mudou seu sobrenome para "Ramon".

5: Muitos anos mais tarde, em homenagem ao pseudônimo de Paul McCartney nesta turnê, Doug Colvin mudou seu nome para Dee Dee Ramone e convenceu os outros membros de sua banda para se juntar a ele e se chamarem os Ramones.

6: Precisando de um baterista em tempo integral para a sua próxima turnê em Hamburgo, na Alemanha, a banda contratou Pete Best, cuja mãe, Mona, era proprietária do Casbah Club, um café/club localizado no porão de sua casa, onde tocavam os Beatles.

7: Em Hamburgo, eles se tornaram amigos de dois artistas, Klaus Voormann e Astrid Kichherr. Voormann desenharia a capa de "Revolver" e se tornaria um baixista, muitas vezes trabalhando em álbuns solo de John, George e Ringo.

8: Famoso corte de cabelo dos Beatles foi realmente usado por Voormann e muitos outros jovens alemães na época. Sutcliffe foi o primeiro Beatle a experimentá-lo, Harrison, Lennon e McCartney também seguiram o exemplo.

9: Outra banda de Liverpool que foi para Hamburgo foi "Rory Storm and Hurricanes". O baterista, Ringo Starr, muitas vezes, se juntava para tocar com os Beatles.

10: No final de novembro de 1960, George foi deportado quando descobriram que, aos 17 anos, ele era muito jovem para ser legalmente tocando em casas noturnas. Pouco tempo depois, Paul e Pete também foram deportados depois de ser preso por queimar um preservativo na parede de um clube.

11: Em fevereiro de 1961, eles tocaram no Cavern Club, um clube de jazz no coração de Liverpool, pela primeira vez. Ao longo dos próximos dois anos e meio, eles iriam fazer cerca de 300 concertos no Cavern, em ambas as sessões na hora do almoço e à noite.

12: Eles voltaram a Hamburgo em março de 1961, pouco depois de George Harrison completar 18 anos, o Top Ten Club terminou em Julho de 1961, Sutcliffe deixou a banda para se concentrar em sua arte e estar com Astrid. McCartney assumiu no baixo.

13: Em junho, eles fizeram sua primeira sessão de gravação, servindo como banda de apoio para o cantor Tony Sheridan. Eles tocaram uma versão rock da música popular escocesa "My Bonnie" e várias outras.

14: Naquele outono, um gerente de loja de discos Liverpool chamado Brian Epstein começou a receber pedidos de clientes para o registro Sheridan/Beatles. Não estando familiarizado com o grupo, ele participou de uma performance no Cavern, em 9 de novembro de 1961. Poucos meses depois, ele foi contratado como gerente.

15: Na véspera do Ano Novo de 1961, os Beatles foram para Londres em uma tempestade de neve para um teste para a Decca Records no dia seguinte. Eles gravaram 15 canções, incluindo três originais, em cerca de uma hora.

16: Cinco semanas depois, Dick Rowe rejeitou a banda porque "grupos de guitarra estão a caminho para fora da moda". Rowe iria compensar o seu erro ao assinar os Rolling Stones maio 1963.

17: Em 10 de abril de 1962, três dias antes de uma outra passagem de sete semanas em Hamburgo, Stuart Sutcliffe morreu de uma hemorragia cerebral. Astrid deu a notícia para a banda quando ela se encontrou com eles no aeroporto.

18: Depois de tocar quatro canções, George Martin chamou-os para a sala de controle para discutir o que seria esperado deles. Quando ele perguntou se havia alguma coisa que eles não gostaram, George Harrison disse: "Sim, eu não gosto da sua gravata." Martin, que produziu muitos discos de sucesso de comédia, adorou o senso humorado de George.

19: Mas Martin tinha um grande problema: ele estava descontente com a bateria de Pete Best e usaria um músico de sessão nos registros. Ao ouvir isso e sentir o mesmo, os Beatles demitiram Best em 16 de agosto e o substituirão por Ringo Starr.
Fonte: Ultimate Classic Rock

Nenhum comentário:

Postar um comentário