sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Show dos Beatles no Shea Stadium completa 49 anos

O primeiro show dos Beatles no Shea Stadium, em Nova York, foi assistido por 55.600 pessoas, e marcou o início da segunda turnê americana do grupo.

O William A. Shea Municipal Stadium, mais conhecido como Shea Stadium, foi a casa do time de beisebol New York Mets.

O show no Shea Stadium estabeleceu um recorde mundial para índices de freqüência, e também para a receita bruta. Os Beatles embolsaram 160.000 dólares dos 304.000 dólares de bilheteria. O evento foi promovido por Sid Bernstein, e 2.000 agentes de segurança foram convocados para lidar com o controle da multidão.
Os Beatles tinha a esperança de pousar no campo de helicóptero, mas a idéia foi bloqueada pelas autoridades de Nova York. Eles foram de limousine até o Warwick Hotel, de onde eles foram levados em um helicóptero New York Airways Boeing Vertol 107-II, para o telhado do edifício da Feira Mundial em Queens. De lá, eles embarcaram em uma van blindada Wells Fargo, onde cada um recebeu um distintivo de agente Wells Fargo, e foram levados para o estádio.

A viagem, que envolveu uma oportunidade de passear ao longo dos arranha-céus de Manhattan, foi filmado pela companhia de Ed Sullivan Sullivan Productions, em associação com a NEMS Enterprises e Subafilms - de propriedade de Brian Epstein e os Beatles. O show também foi filmado por 12 operadores de câmera.
Brenda Holloway and the King Curtis Band, Cannibal & The Headhunters, e the Young Rascals, apareceram por um projeto de lei, em ordem de aparição. Os Beatles foram introduzidos por Ed Sullivan.

"Agora, senhoras e senhores, homenageados por seu país, decorados por sua Rainha, amados aqui na América, aqui estão os Beatles!" -Ed Sullivan

Os Beatles correram para o campo e subiram no palco às 21:16, ouvindo vários gritos ensurdecedores. Apesar dos novos amplificadores de 100 watts concebido especialmente para o grupo pela Vox, não foram o suficiente contra os milhares de gritos naquela noite.
O set, que foi mantido durante toda a turnê norte-americana, era composto por 12 canções: versão truncada de Twist and Shout, seguido por She's A Woman, I Feel Fine, Dizzy Miss Lizzy, Ticket To Ride, Everybody's Trying To Be My Baby, Can't Buy Me Love, Baby's In Black, Act Naturally, A Hard Day's Night, Help! e I'm Down. Outros show's da turnê teve I Wanna Be Your Man, em vez de Act Naturally.
No final espetacular, John Lennon tocou teclado com os cotovelos em I'm Down. Depois do show, os Beatles correram de volta para o Wells Fargo e foram rapidamente retirados.

Um especial de televisão com 50 minutos de duração, The Beatles no Shea Stadium, foi exibido pela primeira vez em março de 1966 na BBC 1 no Reino Unido. Sua estréia nos EUA foi em janeiro de 1967. O filme começou com música de encerramento do show, I'm Down, e contou com os demais atos antes de os Beatles serem introduzidos por Ed Sullivan.

She's A Woman e Everybody's Trying To Be My Baby ficaram de fora do programa resultante. O som também foi amplamente remasterizado, em uma sessão secreta que teve lugar em Londres, em 5 de janeiro de 1966.

Os Beatles retornaram ao Shea Stadium durante sua última turnê, no ano seguinte, em 23 agosto de 1966.

Fonte: Beatles Bible

Nenhum comentário:

Postar um comentário