sábado, 5 de julho de 2014

Beatles é tema de curso da Casa do Saber O GLOBO que começa nesta quarta-feira

Curso sobre os Beatles parte do programa de televisão do apresentador Ed Sullivan, em 1964
A beatlemania, os embates literários entre Rússia e Ucrânia, um passeio virtual pelos museus de São Petersburgo e o surrealismo são alguns dos temas abordados pelos cursos de verão da Casa do Saber O GLOBO. Com início marcado para a próxima quarta-feira, a programação inclui também aulas sobre vinhos de Portugal, astrologia e a filosofia do amor. Os sócios do Clube Sou+Rio, do GLOBO, têm descontos de 10% nos cursos à noite e de até 50% nos cursos à tarde.

— Tradicionalmente, dividimos a programação em três partes: Pensamento, que engloba filosofia e psicanálise, Artes e HCA, que engloba História, Ciências e Atualidades. A diferença nesta programação de férias é a ênfase em Artes, que não é habitual — explica o diretor de conteúdo da casa, Luiz Antonio Ryff. — Tentamos oferecer uma programação diversificada.

O jornalista (e cantor) Pedro de Freitas Branco vai ser o condutor de “Beatles — 50 anos da invasão americana” (início no dia 23 de julho). O curso vai tomar a lendária apresentação do grupo no programa de televisão do apresentador Ed Sullivan, em 1964, como ponto de partida para um abrangente olhar em torno dos Fab Four, que culmina com o assassinato de Lennon e a reunião dos demais na série “Anthology”, já nos anos 1990.

A porção atualidades se justifica com a inclusão do curso multidisciplinar “Rússia x Ucrânia: o conflito na literatura” (início em 3 de julho), que espelha nos livros o atual conflito político entre os dois países. A partir de textos de Gógol, Dostoiévski, Tchekov, Tolstói e Bulgakov, o escritor e tradutor Marcelo Backes vai tentar desvendar as almas russa e ucraniana e os conflitos entre elas.

— O conflito envolve questões que vêm sendo debatidas há séculos na literatura por esses autores — explica Backes.

HISTÓRIA E ECONOMIA

O mesmo aspecto multidisciplinar estará presente no curso “Surrealismos” (início em 11 de julho), dado pelo professor, artista plástico e consultor de arte Franz Manata, pelo psicanalista e crítico de cinema Luiz Fernando Gallego e pelo professor de literatura Marcelo Jacques de Moraes.

— Esse curso tem por gancho a exposição de Salvador Dalí no CCBB, mas com enfoque mais abrangente, discutindo a influência do movimento nas artes plásticas, na literatura e no cinema — explica Ryff.

Os cursos terão também aulas abertas, como “O Brasil da Inconfidência” (3 de julho), com o jornalista Pedro Doria, editor-executivo do GLOBO; e “Vinte anos depois do Real” (30 de julho), um debate com os economistas Pedro Malan e Gustavo Franco, com mediação da jornalista e colunista do GLOBO Míriam Leitão.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário