sábado, 30 de novembro de 2013

A última sessão de fotos dos Beatles

Foto : Ethan Russel
No dia 22 de agosto de 1969, John Lennon, George Harrison, Paul McCartney e Ringo Starr se reuniram para aquela que seria a última sessão de fotos dos Beatles.

John Lennon e Yoko Ono haviam se mudado dias antes para uma mansão em Tittenhurst Park, no município de Berkshire, Inglaterra, local escolhido como cenário para as últimas fotos oficiais do quarteto de Liverpool.

Dois dias antes desta sessão de fotos, os Beatles haviam estado pela última vez juntos em um estúdio, o famoso Abbey Road, para as últimas gravações do álbum que levava o nome do estúdio (lançado em 1969).

Neste período, a falta de interesse que os integrantes tinham em continuar com a banda havia tomado proporções sem retorno: as várias e decorrentes discussões por problemas internos haviam desgastado o prazer de estarem reunidos como os Beatles.

Foto : Ethan Russel
O agradável ensaio fotográfico foi realizado em diversas partes da propriedade de Lennon: as fotos começaram a ser tiradas na entrada da casa principal, partindo depois para os jardins. Yoko Ono e a grávida Linda McCartney acompanharam todos os trabalhos.

As fotos daquela sexta-feira vieram a ser usadas em diversas publicidades da Apple Corps (corporação fundada pelos Beatles). Algumas também foram estampadas em “Hey Jude”, compilação lançada pela Capitol Records, em 1970.

Foto : Monte Fresco
Foto : Monte Fresco
Algumas fotos foram tiradas nos jardins da mansão ( Foto : Monte Fresco )
Foto : Monte Fresco
Um mês depois, durante uma reunião na Apple Corps envolvendo Paul, Ringo, George, John, Yoko e o empresário da banda, Paul McCartney tentou animar os outros integrantes para a realização de mais uma turnê. Foi surpreendido com uma declaração que ninguém naquela sala esperava ouvir: “Acho que você está doido. Não ia falar nada, mas estou terminando a banda. E me sinto bem. É como um divórcio”, disse John Lennon.

A sessão de fotos na mansão de John Lennon foi o último compromisso honrado como banda. Após isso, foram apenas realizadas reuniões para tratar dos últimos negócios pendentes.

Foto : Monte Fresco
John Lennon e Yoko Ono residiram na mansão de Tittenhurst Park até agosto de 1971. Após a saída de Lennon, Ringo Starr se interessou pela mansão e a comprou, residindo ali com sua família por nove anos.

Fonte : IMAGENS HISTÓRICAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário