segunda-feira, 9 de junho de 2014

Os Beatles e a influência da música indiana em suas canções

Todo fã dos Beatles já ouviu falar da influência da música da Índia em algumas de suas criações. George Harrison foi o que mais se deixou influenciar, tendo criado canções que se baseiam inteiramente na forma indiana de compor e tocar, e essa influência também se apresenta em outras canções, pelo menos no uso de instrumentos típicos.
Tudo começou quando no set de filmagem de Help! George viu um instrumento estranho, com um som estranho, num dos cenários e sentiu-se atraído. Era um Sitar, também conhecido por Cítara. Depois da compra de um exemplar barato e alguma experimentação ele apareceria, com seu som bizarro e estimulante, em Norwegian Wood. A sonoridade agradou a todos e foi utilizada em outras canções.
Já em 1966, na época da gravação do álbum Revolver, e logo após o incidente ocorrido nas Filipinas com Imelda Marcos e Manila, os Beatles passaram pela Índia e acompanharam uma execução de sitar talvez pela primeira vez.
Cesar Labarthe esteve na Índia em 2005 e conta que desde que viu o Concerto para Bangla Desh em 1974, se interessou muito pela cultura e pela música hindu. Em visita à India pela segunda vez, ele decidiu pesquisar tudo que se relacionasse com a estada dos Beatles por lá em 1968, e foi assim que esteve em Rishikesh com Mr Rikhi Ram na sua loja de música. Lá, enquanto tomavam chá, Mr. Rikhi Ram lhe mostrou sua coleção privada de fotos com os Beatles e contou tudo que compartilhou com eles. São relatos pessoais e que não há muita documentação a respeito. Foram feitas várias fotos dos locais importantes e também das fotografias do acervo pessoal de Mr. Rikhi que, segundo Labarthe, eram inéditas.
A loja de música de Mr. Rikhi Ram fica em Connaught Circus, bem no centro de Nova Delhi. É uma loja pequena, e têm lá uns luthiers que pesquisam, projetam e inventam instrumentos musicais. A loja tem muitas fotos dos Beatles, e eles conversaram sobre eles, enquanto que Ram Filho fez um concerto particular de sitar e seu pai contou a Labarthe, ilustrando com fotos, quais foram os instrumentos que os Beatles levaram.

George, que influenciou os Beatles a fazer essa viagem, decidiu comprar instrumentos assim que foram recomendados à loja de Mr. Rikhi. O que realmente não se sabe é se eles foram à loja antes ou não, porque nas fotos parece que estão num hotel.
Mr. Rikhi foi ao seu encontro levando vários instrumentos e alguns ajudantes, entre eles um Sikh (o que aparece com turbante nas fotos).
Mr. Rikhi Ram e seus ajudantes fizeram uma pequena demonstração aos quatro de como soavam os instrumentos e Ringo comprou uma tabla, John um sarod, Paul um sitar e uma tambura e George um sitar, um sarod, um surmandal e uma tambura. De todos estes o que mais se escuta em sua música são a tambura e o sitar.
Depois, conversaram sobre os Beatles em geral. Na foto abaixo podemos ver Mr. Rikhi Ram com o sarod de John, e George com sua tambura.
Sarod Sitar
Conta o beatlemaníaco que não foi uma situação muito fácil estar na loja conversando com eles, já que estavam trabalhando, além da dificuldade de comunicação, ao inglês precário, e havia tanto a perguntar sobre os Beatles e sobre instrumentos e música em geral….
Por sorte, num momento de tranquilidade na loja, eles o convidaram para um chá e puderam conversar com calma.
De tudo que falaram do encontro com os Beatles, o que mais deixou marcas foi a energia que tinham e a inquietude por coisas musicalmente diferentes daquelas que faziam no momento. Com certeza, como já sabemos, George era o que mostrava maior interesse e o único deles que o manteve.

Segundo o relato, ele diz que acredita que Paul também se interessava, mas não o suficiente para seguir com isso por um longo tempo, apesar de que agora, ao ver o título da canção “Riding Into Jaipur” – que é uma cidade da Índia na zona de Rajhastan – ficou a pensar que ele ainda deve ter alguma ligação interior com este país e com aquele tempo. Diz ele que o caminho de Jaipur é impressionante!

Depois desse primeiro encontro, o pai e o filho continuaram a sua amizade com George e com Ravi Shankar, ao qual ainda fornecem instrumentos musicais. Falaram da paz espiritual de George, que mesmo sendo algo sobre o que já lemos mil vezes, é diferente quando quem a conta é um amigo de tantos anos. Outra coisa que falaram foi do amor, devoção e paixão que George tinha pelos instrumentos musicais. Quando se encontrou com o filho de Mr. Rikhi em Londres, George o presenteou com uma edição do livro “I, Me, Mine”, onde lhe mostrou a foto em que aparece com o primeiro sitar que teve. Disse que tinha muitos, já que depois que perceberam que os Beatles tinham comprado instrumentos musicais na Índia, choveram milhares pela Inglaterra. Mas disse que era no primeiro que comprou que sempre tocava, apesar de ter recebido muitos de presente.
Ram (filho) e George Harrison
Na foto abaixo podemos ver o músico César Labarthe, autor deste relato, segurando a sua Tambura-Surmandal e acompanhado de Mr. Rikhi Ram e seu filho, 38 anos depois que os Beatles estiveram na loja de instrumentos na India, em 1968.
Tambura Surmandal
Atualmente o Ashram onde estiveram os Beatles, (o Ashram do Maharishi Mahesh Yogi), que teve alguns anos de apogeu, está em ruínas e fechado desde 2001.

Algumas músicas dos Beatles e os Instrumentos Indianos incluídos nelas

Os Beatles utilizaram quatorze instrumentos indianos em nove canções. Abaixo seguem as canções e qual deles aparecem em cada uma delas:

Norwegian Wood (Lennon/McCartney)

Lançada no Reino Unido em 3 de dezembro de 1965, sexta-feira, no LP “Rubber Soul”

Sitar: George Harrison

Love You To (Harrison)
Lançada no Reino Unido em 5 de agosto de 1966, sexta-feira, no LP “Revolver”
Sitar: George Harrison
Tabla: Anil Bhagwat

Lucy In The Sky With Diamonds (Lennon/McCartney)
Lançada no Reino Unido em 1 de junho de 1967, quinta-feira, no LP “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”

Tambura: John Lennon

Getting Better (Lennon/McCartney)
Lançada no Reino Unido em 1 de junho de 1967, quinta-feira, no LP “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”
Tambura: George Harrison

Within You Without You (Harrison)
Lançada no Reino Unido em 1 de junho de 1967, quinta-feira, no LP “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”
Sitar: George Harrison
Sitar: Brian Jones
Harmonium: George Harrison
Tabla: Natver Soni
Surmandal: P. D. Joshi
Dilruba: Amrat Gajjar
Tambura: Brian Jones
Tambura: George Harrison
Tambura: Neil Aspinall

Strawberry Fields Forever (Lennon/McCartney)
Lançada no Reino Unido em 17 de fevereiro de 1967, sexta-feira, num Single com “Penny Lane”

Surmandal: George Harrison
Tabla: Brian Jones

Your Mother Should Know (Lennon/McCartney)
Lançada no Reino Unido em 8 de dezembro de 1967, sexta-feira, no EP “Magical Mistery Tour”
Tabla: George Harrison

The Inner Light (Harrison)
Lançada no Reino Unido em 15 de março de 1968, sexta-feira, num Single com “Lady Madonna”
Sarod: Ashish Khan
Tabla: Mahapurush Misra
Pakawaj: Mahapurush Misra
Shehnai: Sharad Jadev
Shehnai: Hanuman Jadev
Shehnai: Vinayak Vohra
Sitar: Shankar Ghosh
Surbahar: Chandra Shakher
Santur: Shiv Kumar Sharmar
Bansuri: S. R. Kenkare
Bansuri: Hari Prasad Chaurasia
Dholak: Rijram Desad
Harmonium: Rijram Desad
Tabla: Tarang Rijram Desad

Across The Universe (Wildlife Version) (Lennon/McCartney)
Lançada no Reino Unido em 12 de dezembro de 1969, sexta-feira, no LP “No One’s Gonna Change Our World”
Tambura: George Harrison

Fotos dos instrumentos:
Bansuri
Dholak
Dilruba
Harmonium
Pakhawaj
Santur
Sarod
Shehnai
Sitar
Surbahar
Surmandal
Tabla
Tabla Tarang
Tambura
Esclarecimento:

O Harmonium, um instrumento muito usado na música indiana, na verdade é um instrumento europeu que se espalhou por toda a Índia e hoje em dia é usado praticamente em todo gênero musical lá tocado.


Ele só foi citado em Within You Without You e The Inner Light, canções que têm nítida inspiração indiana, mas também foi usado em We Can Work It Out, The Word, Dr. Robert, Penny Lane, For The Benefit of Mr. Kite, A Day In The Life, Cry Baby Cry e Here Comes The Sun.

Fonte: We Love The Beatles Forever

Nenhum comentário:

Postar um comentário