quinta-feira, 20 de março de 2014

Há 45 anos, John Lennon e Yoko Ono se casavam em Gibraltar

Na quinta-feira, 20 de março, 1969, John Winston Lennon casou-se com Yoko Ono. Os dois se conheceram em novembro de 1966, enquanto ela estava se preparando para abrir uma exposição de arte chamada "Unfinished Paintings And Objects" (Pinturas Inacabadas e Objetos). A exposição foi realizada na Galeria Indica, localizado na cave da Livraria Indica, em Londres. Coincidentemente, um dos primeiros defensores da loja foi Paul McCartney.

Na época, John ainda estava casado com sua primeira mulher, Cynthia. Os dois se casaram em agosto de 1962 e tiveram um filho juntos, Julian. Depois de anos com a infidelidade do marido, Cynthia pediu o divórcio em agosto de 1968. Nesse meio tempo, John e Yoko já tinha se tornado um casal, e uma vez que o divórcio saiu em novembro daquele ano, foram feitos planos para se casar. Os dois esperavam se casar em Paris, ou, mais especificamente, no caminho para Paris.

"Queríamos casar em uma balsa cross-channel. Essa foi a parte romântica", disse Lennon no documentário "Anthology". "Nós fomos para Southampton e depois não conseguimos porque ela não era Inglês, e ela não podia obter o visto de dia para atravessar. Eles disseram, 'De qualquer forma, você não pode se casar. O capitão não tem permissão para fazê-lo mais.'"

Como a letra da canção autobiográfica "The Ballad Of John e Yoko". "Finalmente o avião pra Paris / Para passear de lua de mel no Sena / Peter Brown ligou para dizer 'você pode fazer isso' / 'Você pode se casar em Gibraltar perto Espanha.'" E isso é exatamente o que aconteceu. O par contactado a Apple empregado Peter Brown, que os informou sobre Gibraltar. O casal chegou no Consulado Escritório britânico lá, e eles se casaram em uma cerimônia de 10 minutos realizada pelo secretário Cecil Wheeler. Desde Gibraltar era uma colônia britânica, e Lennon era um cidadão britânico, não havia nenhum problema.

"Então nós estávamos em Paris e fomos chamando Peter Brown, e disse: 'Nós queremos casar. Onde podemos ir?'", Continuou Lennon. "E ele ligou de volta e disse: 'Gibraltar é o único lugar'. E nós fomos lá e foi lindo. É a 'Coluna de Hércules', e também, simbolicamente, eles chamaram de 'Fim do Mundo' em um período. Eles pensaram que o mundo lá fora era um mistério de lá, então foi como a passagem para o Mundial. Então, nós gostamos no sentido simbólico, e a fundação da rocha do nosso relacionamento." O casamento aconteceu apenas uma semana depois do casamento do companheiro Beatle Paul McCartney com Linda Eastman.
Para sua lua de mel, os dois fizeram uma "Bed-In" para a paz por uma semana, 25 à 31 março, no Amsterdam Hilton Hotel. "Decidimos que, se nós íamos fazer qualquer coisa como se casar que iríamos dedicar a paz", disse Lennon para a Rolling Stone em 1971. "E, durante esse período, porque nós somos o que somos, evoluiu que de alguma forma acabamos por ser responsável para produzir a paz."

"Estamos pensando que, em vez de sair e lutar, e fazer a guerra ou algo assim, nós devemos apenas ficar na cama, todo mundo deve apenas ficar na cama", disse Ono um repórter durante o Bed-In, com Lennon, acrescentando: "É um exemplo de não-violência, e é a forma mais funcional John e Yoko poderia imaginar fazê-lo."


Fonte: Ultimate Classic Rock

Nenhum comentário:

Postar um comentário