terça-feira, 18 de março de 2014

Livro: Os Beatles no Shea Stadium: A história por trás de um dos maiores concertos

No auge da Beatlemania, os Beatles se apresentaram no Shea Stadium, em Nova York em 15 de agosto de 1965. A noite de verão sufocante seria classificar como um dos mais importantes na história do rock, com mais de 55.000 fãs gritando lotaram o estádio para ver seus heróis. Soando como jatos constantemente voando sobre o palco, o público quase abafou o grupo.

Sua performance foi gravada e finalmente lançado como um filme de TV, The Beatles At Shea Stadium. Um novo livro, The Beatles at Shea Stadium: The Story Behind Their Greatest Concert (The Beatles no Shea Stadium: A história por trás de um dos maiores concertos), permite aos leitores viver a experiência daquela noite, muitas vezes caótico. Sabiamente deixando fãs, jornalistas e outras figuras por trás das cenas contar suas histórias, o autor Dave Schwensen apresenta uma conta virtual minuto a minuto daquele dia fatídico.

A maioria das pessoas entrevistadas para o livro não possuem nomes famosos, suas lembranças, no entanto, revelar-se inestimável. Por exemplo, o fotógrafo profissional George Orsino descreve o estado nervoso do grupo nos bastidores e a transformação posterior, uma vez que começou a se apresentar. Lendário "Cousin Brucie" New York DJ Morrow relembra sua amizade com o grupo e o ambiente em torno do show. Cenas de Ringo Starr sentado sozinho em um banco dando autógrafos e George Harrison ansiosamente a espiar o palco para testemunhar a multidão em êxtase são pintadas vividamente aqui.

Schwensen segue os Beatles enquanto corriam pelo campo para o palco, em seguida, leva os leitores através da música de concerto por canção. Ele inclui transcrições de introdução dos Beatles para cada número (incluindo breve representação Lawrence Welk de Paul McCartney antes de lançar em "Can’t Buy Me Love") e como algumas escolhas na lista conjunto permanecer curioso, incluindo o até então desconhecido "Act Naturally".

Um destaque especial é a análise do autor de desempenho mais infame da noite: John Lennon batendo nos teclados durante "I'm Down." Enquanto Starr mais tarde descreveu o momento como "John enlouquecido", concertgoers conta que Lennon e os outros simplesmente parecia ser enlouquecendo com a música, os fãs, e uns aos outros.

Ao longo de The Beatles no Shea Stadium, Schwensen insere barras laterais, intitulado "Os torcedores nas arquibancadas." Participantes originais compartilhando suas lembranças daquela noite, e pode-se sentir a emoção nesses fãs que ainda se sente sobre o concerto. Alguns de seus comentários podem ser um pouco repetitivo - quantas vezes se pode ler frases como "ela foi uma das melhores noites da minha vida" e "você não poderia realmente ouvir a música"? No entanto, suas idéias em fornecer contexto e uma perspectiva muito diferente do que os jornalistas cansados ​​e membros da indústria da música.

Outros pontos de interesse incluem fotos de recordações originais e documentos, fotografias raras de bastidores, e detalhes sobre a criação e recuperação posterior do especial de televisão. Em suma, o livro revela tudo o que se quer saber sobre o show histórico, desde o tempo das músicas para o sistema de som e marketing. os Beatles no Shea Stadium: A história por trás de um dos maiores concertos faz uma adição bem-vinda para qualquer fã dos Beatles de biblioteca, uma vez que preenche uma lacuna de conhecimento significativo.

Como Schwensen escreve: "O riso, suor, cansaço e alegria que irradiava de seus rostos em meio aos gritos de fãs será para sempre uma imagem da altura da Beatlemania", bem como o próprio concerto. Lendo os Beatles no Shea Stadium oferece uma experiência virtual das vistas, sons e cheiros daquela noite especial.

Fonte: Something Else Reviews

Nenhum comentário:

Postar um comentário