quinta-feira, 17 de abril de 2014

Brian Epstein foi introduzido no Hall da Fama por Peter Asher

Peter Asher na cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame 2014
Brian Epstein foi postumamente introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll na quinta-feira, 10 de abril, 2014, no Centro de Barclays no Brooklyn, Nova Iorque. O título formal da sentença é a Ahmet Ertegun Lifetime Achievement Award.

Indução de Brian Epstein foi combinado com a indução do gerente dos Rolling Stones/produtor Andrew Loog Oldham.

Aqui está a transcrição textual completo do discurso de apresentação dado pelo gestor/produtor/músico Peter Asher naquela noite.
"Muitas vezes me perguntam o que eu acho que é preciso para se tornar um grande treinador. E a minha resposta, embora não necessariamente muito útil, é simples e verdadeira: Um grande cliente e uma banda que faça música brilhante.

"Estou muito orgulhoso hoje à noite por ter sido convidado para empossar os primeiros dois gerentes para o Hall do Rock and Roll of Fame, cada um dos quais conseguiu um dos conjuntos mais importantes da história da música, muito menos apenas rock 'n' roll - e cada de quem guiou sua banda do anonimato à estatura mundial - mas de maneiras muito diferentes.

"Quando Brian Epstein ouvi pela primeira vez e viu os Beatles no Cavern, em 1961, ele se tornou um crente. Essa crença era a força por trás de sua determinação absoluta para aconselhar, para persuadir e fazer proselitismo até o limite de seus poderes. Essa crença permaneceu intacta mesmo quando cada gravadora transformou os Beatles para baixo antes de ele finalmente conseguiu-lhes uma audição com George Martin. Brian amado, respeitado, protegido dos Beatles e que o amor nunca sinalizada.

"Eu sabia que Brian. Ele era um homem de honestidade impecável, charme e inteligência excepcional e ele levava suas responsabilidades muito a sério. Seu maior medo era de nunca deixar os Beatles para baixo, de forma alguma. Ele se importava profundamente sobre cada detalhe. Ele fez certifique-se que o acesso da mídia a um Beatle foi um evento especial como foi cada show que eles fizeram. E é claro que ele ficou encantado quando o mundo finalmente concordou com ele que ele tinha realmente encontrado a melhor banda na terra. Especificamente, é claro, 73 milhões dos americanos concordaram em 09 de fevereiro de 1964, quando assistiram ao Ed Sullivan Show. Com astúcia e perspicácia típico, Brian tinha negociado um acordo para várias aparições no programa a uma taxa reduzida, sabendo que a exposição era mais importante do que alguns dólares extras.

"Eu me lembro de uma época em que meu antigo duo Peter and Gordon estava na estrada com os Beatles em 1966 e estávamos todos viajando juntos em um trem privado absurdamente luxuoso que havia sido construído para a Rainha. Brian estava sentado à frente de uma majestosa mesa da sala de jantar de 30 metros de comprimento quando o trem passou zunindo pelo interior da Alemanha, cercado por Beatles e alguns amigos próximos... sua alegria e seu orgulho bem justificado em sucesso sem precedentes da turnê eram palpáveis. Mas, igualmente, quando as coisas deu terrivelmente errado, nas Filipinas, apenas uma semana depois (não por culpa de Brian - é uma história de Imelda Marcos - você deve procurá-la), ele levou isso muito a sério. Ele era um homem atormentado. Ele se importava profundamente, de fato.

"Também me lembro de andar com Paul McCartney décadas atrás a um clube de show dos Rolling Stones em Londres. Paul estava muito ansioso para o show, mas expressou alguma inveja pelo fato de que Brian fez os Beatles usam ternos no palco e os Rolling Stones foram autorizados a usar o que quisessem.

"E, claro, o homem que permitiu que foi a minha segunda Recrutado, Andrew Loog Oldham. Andrew era ele mesmo um adolescente quando ele encontrou pela primeira vez os Stones... Algo de um traficante e um manipulador. Ele teve a compreensão instintiva da cultura jovem de 60 a Grã-Bretanha. Ele era um gênio promocional e um mestre da mídia muito antes ninguém sequer começou a falar sobre 'marca' como fazem hoje. Além da grandeza da música dos Stones (eu usei para ir e vê-los a mim mesmo uma vez por semana em um clube chamado Estúdio 51, em Londres toda segunda à noite antes que eles nunca fez um registro e foram incrível!)

"Mas Andrew também viu o que os Stones poderiam tornar-se culturalmente. Ele brilhantemente posicionou os Stones 'perigosos' como a antítese cultural do 'adoráveis' Beatles, criando um clima em que a idéia de sua filha se casar com um Rolling Stone era uma perspectiva terrível - Agora, é claro que ela estaria se casando na aristocracia britânica. E não nos esqueçamos de que o compromisso e a criatividade de Andrew estendido para o estúdio, bem como! ele incentivou (como se dizia) - na verdade praticamente comandou - Mick e Keith para escrever as suas próprias músicas; ele produziu os cinco primeiros álbuns dos Stones. E eram registros brilhantes.

"Então, dois gerentes diferentes, extraordinárias e presciente de dois grupos musicais muito diferentes grupos paralelos apenas na sua ambição intensa, seu amor consumindo para a música extraordinária e requintado que encantou todos nós - Ritmo American & blues e rock 'n' roll. A maior inovação cultural do século 20 e a razão pela qual estamos todos aqui esta noite.

"Brian é claro brilhantemente conseguiu outros atos assim:. Cilla Black, Billy J. Kramer, Gerry and the Pacemakers e mais, ele ainda abraçou próprio crescimento musical dos Beatles. Quando eles começaram a experimentar, ele pediu-lhes para nunca jogar pelo seguro. E, para continuar o seu crescimento onde quer que ele tomou.

"E Andrew continuou naturalmente, para fundar uma das mais legais muito selos independentes de todos os tempos, Immediate Records - a casa mais cedo de Rod Stewart, Fleetwood Mac e The Small Faces.

"Andrew não pôde estar conosco hoje à noite. E a família Epstein pediu-me para expressar a sua alegria emocionada. Só lamento que, claro, nem o irmão de Brian, Clive, nem seus pais de Harry e Queenie estão vivos para testemunhar esta celebração.

"Mas assim é que, com a muito maior orgulho e alegria inefável, eu induzo dois homens que ajudaram a criar a história musical: Brian Epstein e Andrew Loog Oldham, no Hall da Fama do Rock and Roll, onde eles certamente pertencem.

"Muito obrigado".

O Hall da Fama da ação sem precedentes combinou a entrega dos prêmios aos dois homenageados, não relacionados separados em uma única e breve apresentação, provocou alguns protestos.

Oldham - um bom amigo de Brian - protestou, dizendo que ele e Brian tanto merecia ser tratado como os outros homenageados passado na mesma categoria e ser introduzido individualmente - e ele boicotou a cerimônia. A família Epstein também decidiu não participar do evento.

A cerimônia de indução de 2014 teve um total de nove homenageados teve uma duração de cinco horas e meia. Peter Asher - que não foi o responsável pelo Hall of Fame a decisão de combinar as duas induções - deu um limite rigoroso de apenas cinco minutos, para ratificar os dois homens.

Fonte: Brian Epstein

Nenhum comentário:

Postar um comentário