segunda-feira, 14 de abril de 2014

Artista plástico americano mistura o áudio de 100 "álbuns brancos" dos Beatles em uma única gravação

O disco homônimo dos Beatles, mais conhecido como “The White Album” por sua capa extremamente minimalista, completou 45 anos na última sexta-feira (22). O LP duplo, que não trazia mais nada em sua embalagem exceto o nome da banda em alto relevo e o número de série impressos sobre um fundo predominantemente branco, tornou-se um dos lançamentos mais importantes e um dos itens mais cobiçados pelos fãs do quarteto de Liverpool.

É tanto que o artista plástico Rutherford Chang decidiu que este era o único disco que precisava ter na sua coleção, e hoje ele possui nada menos que 902 (e contando) “álbuns brancos” em casa – com um detalhe importante: são todos da primeira prensagem realizada em 1968, organizados e catalogados pelo número na capa.

O americano contou para o site Dust & Grooves Vinyl Culture, quando ainda tinha “apenas” 693 discos para mostrar, que não se importava com o estado em que o LP se encontrava, o fascinante, para ele, é ver as capas degastadas pelo tempo ou rabiscadas pelos antigos donos. Mesmo assim, ele separou alguns vinis da sua coleção e fez uma experiência interessante.
Rutherford colocou 100 “álbuns brancos” para tocar todos de uma vez e obteve um resultado, no mínimo, impressionante. Como cada disco possui suas próprias imperfeições em momentos diferentes da execução, às vezes escutamos a música em uníssono, como “Back in the U.S.S.R.”, mas o mais comum é que elas se misturem em algo totalmente novo – como, por exemplo, “Ob-La-Di, Ob-La-Da” e “While my Guitar Gently Weeps“.

Para fazer isso, o artista primeiro passou para o formato digital o áudio de cada um dos vinis e depois editou, colocando um sobre o outro. Você pode ouvir como ficou abaixo:

Fonte: Revista Esquina

Nenhum comentário:

Postar um comentário