terça-feira, 7 de janeiro de 2014

A Vida Fotográfica de Ringo Starr

Durante os anos ao lado dos Beatles, Ringo Starr frequentemente era visto carregando uma câmera – mas achava que as fotos que havia tirado estavam perdidas para sempre. “Finalmente as encontramos em um porão de um armazém”, ele conta. “Fiquei chocado. Achamos até dois livros de negativos. Quem diria que sou tão organizado ?” Agora um novo livro, Photograph ( Genesis Publications, RingoPhotoBook.com, inédito no Brasil ), reúne várias dessas imagens inéditas de Starr e da banda.
Ringo fotografava os amigos por diversão
Paul Imita o Rei “Esta é uma ótima pose”, diz Ringo sobre esta foto de Paul e John, tirada aproximadamente em 1964. “Bom, ele faz ótimas poses, de qualquer maneira, e aqui está posando de ‘Senhor Rock and Roll’. Acho que está imitando Elvis à maneira dele. Você tem de se divertir na estrada. John está atrás dele comendo uma torrada ou algo assim. É uma grande foto, adoro.”
Lá Vem o Sol “George de férias”, diz Ringo. “É de quando fomos para Miami para o Ed Sullivan Show pela segunda vez, em 1964.” Todos os beatles eram fotógrafos entusiastas. “Se você olhar para as imagens, sempre estávamos com um cigarro ou uma bebida nas mãos e sempre tínhamos câmeras”, conta.
Com os Beatles Ringo com Paul McCartney, George Harrison e alguns amigos em 1961. Os Beatles e Ringo sempre se cruzavam em Liverpool e em Hamburgo. “Estou usando todos meus anéis”, observa o músico. “Por isso que me chamavam de Ringo.” Isso foi durante o período em que o baterista ainda tocava oficialmente com Rory Storm and the Hurricanes (por isso o visual diferente). Ringo socializava com os Beatles e ocasionalmente tocava com eles. “Brian [Epstein, empresário] batia na porta e dizia: ‘Eles têm um trabalho’.”
Manhã Norte-Americana “Estamos comendo”, conta Ringo, rindo da foto, provavelmente tirada durante o café da manhã em algum lugar dos Estados Unidos, em 1965. “Não sei mesmo onde é, é muito difícil saber. John está vestido como se fosse inverno e George parece estar na primavera. Enfim, estamos fazendo uma refeição em algum lugar.” Ringo desconfia que estava sentado perto de Lennon e se levantou para tirar a foto. “Eu não era uma daquelas pessoas que guardavam os negativos e marcavam a data. Eu enfiava tudo na gaveta.”
Força na Peruca, Brian Epstein Paul e o empresário Epstein em Nova York, em 1964. “Esse foi um dos períodos mais empolgantes da minha vida”, afirma Ringo. “Chegamos aos Estados Unidos tão em alta e, claro, havia todas aquelas perucas dos Beatles rolando. Brian estava relaxado o suficiente para colocar uma e se divertir.”
Harmonia Perfeita Paul e John gravam “Hey Bulldog” em 1967. Um dos arrependimentos de Ringo é não ter feito mais fotos da banda em ação. “Estávamos ocupados demais fazendo música”, diz. “O ótimo [desta imagem] é que estou muito perto e eles continuaram fazendo o que estavam fazendo. Não estão ‘Ah, onde está a câmera ?’ Também tive sorte com a luz. É uma pena não dar para ler as palavras da música que estávamos escrevendo.”

Fonte : Rolling Stone

Nenhum comentário:

Postar um comentário