sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

O álbum Please Please Me americano completa 50 anos

De todas as confusões que cercaram os Beatles nos primeiros lançamentos dos EUA, talvez nada se compara com a história de seu primeiro álbum, "Introducing... The Beatles". Foi lançado pela Vee-Jay Records em 10 de janeiro de 1964, 10 dias antes da Capitol lançar o álbum "Meet The Beatles !".

A história de como e por que isso aconteceu começou há cerca de um ano antes. Quando o segundo single do grupo, " Please Please Me", foi lançado no Reino Unido, a EMI, a empresa-mãe de seu selo Parlophone, ofereceu a canção para Capitol, seu selo nos EUA. Mas Capitol recusou. Outra propriedade da EMI chamada Transglobal foi trazida para encontrar um lar americano. Assim, o disco foi pego pela Vee- Jay, um selo de Chicago R & B que teve sucessos com Betty Everett, the Impressions,Jerry Reed and the Staple Singers . A empresa lançou a música em 7 de fevereiro de 1963.

Enquanto não se tornou um hit nacional, "Please Please Me" realizava respeitavelmente em alguns mercados importantes, e foram feitos planos para lançar álbum de estreia dos Beatles nos EUA, embora com uma modificação. Na época, os álbuns nos EUA não costumavam ter mais de 12 músicas, dois a menos do que " Please Please Me". Assim, a faixa-título foi retirada junto com o lado B do single, "Ask Me Why", e o álbum foi renomeada de "Introducing... The Beatles."

A intenção da Vee-Jay de ter o disco nas lojas até o final de julho, mas uma grande crise financeira no selo, que viu a renúncia de seu presidente, adiou a data de lançamento. Citando falta de pagamento de royalties do single, Transglobal anulou o contrato com a Vee- Jay.

Ao final do outono, a palavra sobre o grupo começou a se espalhar por todo o país, e a Capitol concordou em liberar o novo single, 'I Want to Hold Your Hand'. Como subiu nas paradas, a Vee- Jay, que ainda tinha as masters anteriores e mais a capa prontas para sair, decidiu colocar o álbum, chamando a Capitol para o soco e descobrir que o dinheiro tão necessário valeu a pena para todos os problemas legais.

Mas o selo rapidamente descobriu uma questão jurídica diferente. Uma semana após o lançamento do álbum, a Vee- Jay foi golpeada com uma ordem de restrição pela Beechwood Music, que possuía os direitos de 'Love Me Do' e 'PS I Love You'. Então o selo substituiu as duas músicas que inicialmente removeram, e relançou o LP no início de fevereiro. Ele subiu para o número 2 da Billboard Top 200, onde foi mantida a partir da primeira posição pela Capitol de 'Meet the Beatles !'.

Então veio a questão da Transglobal. Ao longo dos próximos dois meses, a Vee- Jay e Capitol lutaram nos tribunais, com Vee- Jay lançando uma nova versão de "Introducing… The Beatles" cada vez que uma liminar da Capitol foi levantada. Em abril, foi feito um acordo pelo qual a Vee- Jay tinha seis meses para comercializar as músicas que controlava, em seguida, a Capitol iria possuí-las. No momento em que a mudança ocorreu em outubro, 1,3 milhões de cópias de "Introducing... The Beatles" tinham sido vendidas.

Possivelmente por causa de todas as versões, o álbum tem sido um alvo de falsificadores que procuram presas em consumidores desavisados ​.

Fonte : DIÁRIO DOS BEATLES

Nenhum comentário:

Postar um comentário