segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Conheça um pouco mais do disco "Yellow Submarine"

O mais atípico dos discos dos Beatles, 'Yellow Submarine' foi lançado como sendo a trilha sonora do desenho animado de mesmo nome. Porém, os Beatles pouco tiveram a ver com este projeto. A grande maioria das músicas ouvidas no filme são antigas e já conhecidas, e das inéditas, algumas são sobras não aproveitadas de discos anteriores. Por essa razão, o LP possui apenas 4 músicas inéditas, 2 já lançadas anteriormente, e um lado do disco inteirinho destinado a George Martin e sua orquestra.

A idéia do que seria o 3º filme para o cinema dos Beatles vem logo após a conclusão de 'Help!', e em 1967 o trabalho de pré-produção começou, baseada na música 'Yellow Submarine' e no disco 'Sgt. Pepper'. O filme foi produzido por Al Brodax, com roteiro de Lee Minoff. Fora uma breve aparição dos Beatles nos últimos minutos do filme, o trabalho do grupo foi de apenas ceder as músicas. Mesmo as vozes do desenho são dubladas por atores, e não por eles.

Originalmente o álbum deveria ser lançado em Dezembro de 68, mas só saiu em Janeiro de 69. O LP apenas alcançou o 3º lugar nas paradas, talvez pelo fato do 'White Album' ainda estar ocupando o 1º. Em 1999 o Filme foi remasterizado e lançado em DVD, e para acompanhá-lo, a trilha sonora foi relançada com o título de 'Yellow Submarine Soudtrack', com todas as músicas incluídas e remixadas, deixando a trilha de George Martin de fora.

YELLOW SUBMARINE  ( Lennon/McCartney )
Gravada em 26 de Maio, 01 de Junho 1966
Lançada originalmente em 1966, é a mesma versão que aparece no disco 'Revolver'.

ONLY A NORTHERN SONG  ( Harrison )
13, 14 de Fevereiro, 20 de Abril 1967
Música de George Harrison que deveria ser incluída no disco 'Sgt Pepper´s Lonely Hearts Club Band'. De nível duvidoso, foi substituída por George Martin por outra música de George - 'Within You Withou You'. Referência a 'Northen Songs', a companhia que detinha os direitos das músicas de Lennon/McCartney e algumas de Harrison, George canta esta estranha música, acompanhado de um órgão hammond e um trumpete.

ALL TOGETHER NOW  ( Lennon/McCartney )
12 de Maio 1967
Composta por Paul com o filme na cabeça, é uma música para crianças. John faz algumas intervenções no meio e no coro todos os Beatles se juntam. Paul toca violão e John gaita de boca ( há muito tempo abandonada ).

HEY BULLDOG  ( Lennon/McCartney )
11 de Fevereiro 1968
Irônicamente a melhor música do filme foi cortada na versão original. John a compôs, com alguma reminiscência do ano de 1967. Um vídeo foi feito enquanto os Beatles gravavam esta faixa. Quase uma Jam, não havia nenhuma referência a um Bulldog na letra da música ( e sim Bullfrog - sapo boi ). Paul começa a latir para divertir John e este imediatamente inventa o título numa das mais rápidas gravações dos Beatles.

IT´S ALL TOO MUCH  ( Harrison )
25,26 de Maio, 02 de Junho 1967
A 2ª música de George, e pela primeira vez empatando em número de músicas inéditas com John e Paul em um disco. Ainda no espírito de 1967, Esta música navega em viagens de LSD. Cantada por George, a versão do disco difere da do filme por estar editada em um verso a menos. Uma sessão de sopros foi adicionada a base dos Beatles.

ALL YOU NEED IS LOVE  ( Lennon/McCartney )
14, 19, 23, 24, 25 de Junho 1967
Lançada originalmente como single e na versão americana de 'Magical Mystery Tour', esta música difere apenas por uma mixagem ligeiramente diferente

As músicas restantes :
PEPPERLAND
SEA OF TIME
SEA OF HOLES
SEA OF MONSTERS
MARCH OF THE MEANIES
PEPPERLAND LAID WASTE
YELLOW SUBMARINE IN PEPPERLAND

São de autoria de George Martin ( exceto a versão de 'Yellow Submarine' em Pepperland ). Apesar do belo trabalho, causaram um certo desgosto aos fãs da banda, sedentos por um novo trabalho dos Beatles. Uma versão de 'Pepperland' fez um certo sucesso no Brasil no final dos anos 80 como trilha de uma novela.


Fonte : getback.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário