segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

As diferenças das versões mono e estéreo do Box americano dos Beatles

O apresentador do programa Web Go The Beatles da rádio Route 66 e o Leonardo Conde escutou os álbuns no iTunes que estarão na caixa The US Albums que será lançada na terça-feira e fez as suas comparações :

MEET THE BEATLES ( MONO ) 
- As faixas originais do With The Beatles e I Saw Her no álbum original estão em falso-mono ( fold-down, stereo-to-mono ). Aqui estão em true mono, igual ao inglês.
- I Wanna Hold e This Boy no álbum original estão em true mono, então não houve mudança ( exceto, é claro, terem usado os remasters de 2009 )
MEET THE BEATLES ( STEREO )
- Todos as músicas do With the Beatles e I Saw Her que estão no Meet original estão nos mesmos mixes que os ingleses, portanto não houve mudança ( exceto, obviamente, terem usado os remasters de 2009 )

- I Wanna Hold e This Boy, que no Meet original estão em falso-stereo, aqui estão nos mixes stereo do Past Masters.
SECOND ALBUM ( MONO )
- Todas as músicas originais do With The Beatles estão em falso-mono ( e sem reverb ) no Second Album original, mas aqui estão em mono original, igual ao inglês.
- Thank You Girl, que no Second original está em falso-mono criado do stereo americano ( com as frases extras de gaita ), aqui está no mono original do single inglês.
- You Can't Do That não muda, pois o Second original traz o mix mono inglês.
- Long Tall Sally e I Call Your Name têm mixes mono feitos especialmente pro Second Album, mas aqui estão nos mixes mono ingleses, que são sutilmente diferentes.

- She Loves You e I'll Get You estão nos mesmos mixes ingleses, que já estavam no Second original.
SECOND ALBUM ( STEREO )
- Todas as músicas originals do With the Beatles + Thank You Girl, que no Second original estavam com reverb exagerado, aqui aparecem nos mixes ingleses normais, sem reverb.
- You Can't do That, sai o fake-stereo e entra o stereo verdadeiro inglês.
- Long Tall Sally e I Call, que tinham mixes stereo feitos exclusivamente pro mercado americano, foram trocados pelos mixes ingleses do Past Masters.

- She Loves You e I'll Get You estão em mono e não mais em fake-stereo. Ou seja, tocam a mesma versão duas vezes no mesmo CD !
A HARD DAY'S NIGTH OST ( MONO )
- Os mixes exclusivos de And I Love Her e I'll Cry Instead foram mantidos, portanto a versão mono é igual a do álbum original, ou seja, usa os mesmos mixes mono.
A HARD DAY'S NIGTH ( STEREO )
- I'll Cry Instead repete a mono, ou seja, ela toca duas vezes no mesmo CD !

- And I Love Her e todas as outras dos Beatles estão nos mixes stereo ingleses, substituindo os fake-stereo "ping-pong" do álbum original.
SOMETHING NEW ( MONO )
- Os mixes mono feitos exclusivamente pro mercado americano de Any Time, When I Get e I'll Cry Instead foram mantidos, assim a versão mono do Something New é idêntica à original.
SOMETHING NEW ( STEREO )
- O álbum original tem somente mixes ingleses, nada exclusivo, então fica igual ao original ( somente, claro, trocando pelos remasters de 2009, o que não muda nada além de ter o som melhor )
BEATLES 65 ( MONO )
- Os mixes de She's a Woman e I Feel Fine, com aquele reverb bizarro, e o mix mono US de I'll Be Back foram mantidos, portanto nada muda aqui.
BEATLES 65 ( STEREO )
- Os mixes das músicas do For Sale foram usados no álbum original, então fica tudo igual, apenas, claro, substituindo pelos remasters.

- She's a Woman e I Feel Fine, que estavam em fake-stereo com som som pífio, aparecem aqui em stereo verdadeiro do Past Masters.
HELP OST ( MONO )
- A versão mono das músicas dos Beatles no álbum original estão todas em falso-mono ( stereo-to-mono ), mas nesse nova edição foram usados os true mono do álbum Help inglês, inclusive para a faixa-título, cuja versão mono tem o vocal diferente ( ! ). Não consegui saber se eles editaram a "James Bond" intro no início, pois o trecho do iTunes não tinha essa parte.
HELP OST ( STEREO )
- Os mixes stereo ingleses originais foram usados no álbum original ( exceto Ticket, que era em fake-stereo ), mas aqui aparecem os mixes stereo de 1987. Também não confirmei se tem o "James Bond" no início.
RUBBER SOUL ( MONO )
- O álbum original tem somente mixes iguais aos mono ingleses, exceto Michelle, que era um mix exclusivo ( com final maior ). Aqui eles usaram também esses mixes, portanto não houve mudança. Só não consegui saber se usaram o mix ameriano de Michelle, pois o sampler não ia até o final.
RUBBER SOUL ( STEREO )
- I'm Looking Thru You e The Word tiveram os mixes exclusivos mantidos. Todas as outras faixas vêm nos mixes de 1987, portanto, diferente do álbum original.
YESTEDAY AND TODAY ( MONO )
- Drive My Car, que no álbum original era fake-mono, aqui está no mono inglês.
- As três do Revolver estão nos mixes americanos, como no álbum original. Isso, portanto, foi mantido.

- As músicas restantes estão nos seus mixes ingleses, como no álbum original. Portanto, com exceção da Drive, tudo está como no original.
YESTEDAY AND TODAY ( STEREO )
- As músicas do Rubber Soul e do Help estão nos mixes de 1987, portanto diferentes do álbum original.
- As três do Revolver vêm nos mesmos mixes do Revolver, substituindo os fake-stereo da primeira edição
- I'm Only Sleeping também não vem no mix stereo exclusivo da segunda edição do Y&T stereo

- Day Tripper e We Can Work, essas sim, tiveram os mixes exclusivos americanos mantidos.
REVOLVER ( MONO / STEREO )
- Tanto o mono quanto o stereo originais trazem os mesmos mixes que os ingleses, portanto, nada diferente aqui. Ou seja, o CD é fiel ao original.
HEY JUDE
- O álbum original não traz nenhum mix exclusivo, portanto, nenhuma diferença.

( * quando falo "álbum original" também me refiro às 2 caixas "Capitol Albums", que trazem os mixes originals dos LPs )

Fonte : Diário dos Beatles

Um comentário:

  1. "- Thank You Girl, que no Second original está em falso-mono criado do stereo americano ( com as frases extras de gaita ), aqui está no mono original do single inglês."

    Peraí, então não estarei comprando as versões lançadas na época??

    ResponderExcluir