quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Publicitário lança livro provando que a história dos Beatles se relaciona a tudo

Por mais que você nem desconfie, praticamente todos os temas que você puder imaginar se relacionam com uma certa banda de Liverpool, cujo reinado não caiu até hoje — e provavelmente nunca vai cair. “Há relações dos Beatles com arquitetura, física, psicologia, medicina e até esportes radicais e xadrez”, garante o publicitário João Resende, autor do livro ‘Beatles Em Tudo — Curiosidades Inéditas Sobre a Maior Banda da História’ ( Editora Zás, 262 págs., R$ 35 ).
Publicitário escreve livro provando que a história dos Beatles se relaciona a tudo
Criador, com vários amigos que conheceu na internet, do blog Beatles College ( http://beatlescollege.wordpress.com/ ), ele foi reunindo durante seis anos várias informações, muitas delas raríssimas, sobre o grupo. O que era para ser apenas uma central de jovens beatlemaníacos ( “a gente começou a se comunicar ainda na época do Orkut!”, recorda ele ) acabou se transformando numa fonte de detalhes sobre a banda e sobre as carreiras solo dos ex-integrantes.

Um post em especial ajuda a garantir as duas mil visitas diárias que o blog tem. É a série ‘A História dos Beatles Contada pelo Jornal Meia Hora’, que usa a linguagem descontraída do tabloide publicado pelo grupo EJESA ( responsável também pelo ) para narrar a trajetória da banda.

“Até hoje, tem muitos acessos. Nesta semana mesmo, todo mundo começou a postar nas redes sociais”, relata João, que é fã do jornal. “Sempre me diverti muito com as capas e foi um exercício de história tentar contar ano a ano os fatos que envolviam o Beatles, usando esse formato. A última capa é que foge um pouco do aspecto factual, pois damos um resumão do que aconteceu com cada um dos quatro, incluindo o assassinato de John Lennon.”
João Resende é o responsável pelo livro ‘Beatles Em Tudo’
Outras séries de sucesso do blog trazem conversas fictícias da banda pelo iPhone. E a discografia do grupo comentadíssima, com as histórias das músicas e das gravações. Boa parte das visitas ao site vem de jovens e adolescentes. “Eu mesmo conheci os Beatles na adolescência. Minha família não era tão fã e descobri o grupo com amigos, lá por 2001. Fiquei impressionado com o poder da música deles, porque um amigo nosso descobriu e foi contaminando todo mundo”, lembra João, que tem 27 anos.

Em ‘Beatles Em Tudo’, o leitor descobre que o clássico pacifista ‘Imagine’, de John Lennon, se relaciona com o universo do MMA. Antes de lutar no UFC 65 ( e, por sinal, terminar derrotado ), o americano Jeff Monson mandou tocá-lo como música de entrada. O primeiro filme de Renato Aragão e Dedé Santana tem os pés no quarteto de Liverpool — é ‘Na Onda do Iê-Iê-Iê’ ( 1965 ), que faz referência à estreia cinematográfica dos Beatles, ‘A Hard Days Night’ ( de 1964, exibido no Brasil como de ‘Os Reis do Iê-Iê-Iê’ ).

A apolítica e utópica ‘Imagine’, quem diria, se tornaria também um dos hinos do líder venezuelano Hugo Chavez, traduzida para o espanhol com o nome de ‘Imagina Venezuela’. Apesar de hoje Paul adotar um estilo de vida mais saudável — ele é vegetariano militante —, os integrantes do grupo já foram fotografados diversas vezes bebendo Coca-Cola. A imagem dos Beatles já foi usada, sem autorização, num comercial do McDonald’s de Liverpool — pessoalmente ultrajado, o autor de ‘Band On The Run’ brigou na Justiça e embargou o anúncio.

João espanta-se com o fato de o grupo ter inspirado até a ciência. “Como eles renderam muito dinheiro para a gravadora EMI, ela começou a investir em outras áreas. Até mesmo o projeto que criou a tomografia computadorizada veio do montante de grana gerado pelos discos da banda !”, diz, rindo. “Alguns seres invertebrados também foram batizados com o nome ‘Beatles’. Está no nome científico deles”, garante ele.

O publicitário ainda tem muito material guardado que não foi aproveitado no livro. “Tive que organizar e cortar muita coisa. Quem sabe eu não faço o ‘Beatles Em Tudo E Mais Um Pouco’? ”, diverte-se. Ele tem todos os álbuns do grupo e acompanha os shows de Paul McCartney e Ringo Starr no Brasil. “Vi o Ringo em São Paulo no ano passado e o acho um grande baterista. É o melhor baterista que os Beatles poderiam ter”, defende.

Já na apresentação de Paul no estádio do Morumbi ( SP ), em novembro de 2010, João fez questão de levar para casa um souvenir pouco usual. “Arranquei um pedaço do gramado, pus numa vasilha que tinha levado para lá, já pensando nisso, e trouxe comigo para casa. Está guardado comigo até hoje !”, revela.
Os Beatles na fase dos cabelões
Detalhes sórdidos e bizarrices da história do rock

Em 'Beatles Em Tudo' : Vera Fischer confessou desejos sexuais pela banda e um filme pornô já parodiou um disco do quarteto

Além das relações do grupo com os mais variados temas, o livro ‘Beatles Em Tudo’ é repleto de curiosidades e histórias inusitadas relativas ao quarteto. Algumas delas envolvem pessoas famosas que são fãs ou se encontraram com integrantes do grupo:

OS BEATLES inspiraram filmes como ‘Across The Universe’ ( 2007 ), de Julie Taymor, repleto de músicas do grupo na trilha. O mais pitoresco é o pornô ‘Sgt. Peckers’ Lonely Hearts Club Gang Bang’, evidentemente jogando mais pimenta que o usual no nome do disco ‘Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band’ ( 1967 ).

A ATRIZ Vera Fischer declarou certa vez ter sido expulsa de um colégio de freiras por escrever em uma redação que mantinha relações sexuais com os Beatles.

PAUL MCCARTNEY  assistiu a um show do ‘coisa nossa’ Ivan Lins, em Nova York, em 2001, e até posou para fotos com o cantor.

LIVERPOOL ama futebol e é dividida entre dois grandes times : Liverpool FC e Everton FC. Nenhum dos Beatles jamais declarou seu time ( Paul McCartney, por exemplo, fica eternamente em cima do muro com relação ao assunto ), mas há uma espécie de Zico do Liverpool na capa do ‘Sgt. Pepper’s’ : o craque Albert Stubbins.

O PUGILISTA  Sonny Liston também figurou na capa de ‘Sgt Pepper’s’. Mas não gostava nem um pouco da banda : foi a um show dos Beatles e declarou que seu cachorro tocava bateria melhor que Ringo. Já Cassius Clay, futuro Muhammad Ali, encontrou-se com eles e até posou para fotos
— numa delas, finge nocautear os quatro de uma vez.

OS BEATLES já foram transformados em desenho animado. E a relação deles com o universo dos quadrinhos é duradoura. Mauricio de Sousa já os homenageou em histórias da turma do Penadinho e de Chico Bento, e tentou criar, sem sucesso, o projeto Beatles 4 Kids. A pequena Mafalda, criada pelo argentino Quino, é fã deles.

Fonte : O DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário