terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

50 anos depois, Beatles roubam outro show

Meio século se passou desde que estreia americana dos Beatles no Ed Sullivan Show. Desde então, eles já venderam mais álbuns do que qualquer outra banda e deixou um legado musical incomparável.

Gravações originais dos Beatles mantiveram não só o seu brilho musical, mas também a boa vontade quase universal que a banda gerada em seu tempo, bem como a saudade acumulada que faz com que os baby boomers fundir sua música com todos os prazeres de sua juventude. Por razões puramente musicais - a fundação de melodias, harmonias e letras - músicas dos Beatles têm prosperado por meio de meio século de remakes.

A Recording Academy contava com tanta nostalgia e melodiosidade na noite de domingo no especial da CBS, "The Beatles: The Night That Changed America — A Grammy Salute." Foi um concerto em homenagem aos Beatles gravado em Los Angeles em 27 de janeiro, um dia depois Grammy Awards deste ano, com uma programação extensa, incluindo Paul McCartney, Ringo Starr, Stevie Wonder, Alicia Keys, Katy Perry, imagine Dragons e um Eurythmics reunidos. Yoko Ono, Sean Lennon e a viúva de George Harrison, Olivia Harrison, e o filho, Dhani Harrison, estavam na primeira fila; Dhani ajudou a executar a canção de seu pai "Something" junto com Joe Walsh no palco.
O show pertencia aos próprios Beatles remanescentes, Paul McCartney, de esquerda, e Ringo Starr.
A "The Night That Changed America" (Noite Que Mudou A América) dos Beatles na aparição em 9 de fevereiro de 1964, no "The Ed Sullivan Show", que foi uma confluência de evento musical, marco da televisão e divisor de águas cultural. Foi a estréia dos Beatles nos Estados Unidos, que teve o 1º single "I Wanna Hold Your Hand" e um público preparado para gritar. Na manhã seguinte, como baby boomers foram lembrando as pessoas desde então, inúmeros jovens americanos estavam anunciando seu Beatle favorito, clamando por guitarras ou tambores e, se fossem meninos, a ousadia de deixar o cabelo crescer além de seus ouvidos.

A transmissão foi vista por 74 milhões de pessoas, mais de 60 por cento da audiência da televisão americana. Pode muito bem ser a nostalgia daqueles dias em CBS e outras redes, que em 1964 tinha apenas um punhado de concorrentes de transmissão em vez de centenas de canais a cabo e da infinitude da Internet. O tipo de experiência de televisão unificado compartilhada quando os Beatles chegaram ocorre agora só durante os jogos do campeonato e premiações, que são todos, como o Ed Sullivan Show foi, transmissões ao vivo.

Lojas de difusão limitada foi um constrangimento dos Beatles que iria se transformar em uma vantagem. Outros estavam a brevidade de singles pop, que repleto de idéias, e os limites da tecnologia de gravação, o que eles iriam magnificamente despistar. Em 1964, os Beatles já tinham o benefício do trabalho longo, duro: anos jogando clubes e experiência recente com o turbilhão Beatlemania na Inglaterra.

Entre as músicas, show de domingo incluiu reminiscências de técnicos e membros da audiência que não podiam ouvir a música para os gritos. Mas os Beatles cobrados em suas canções com cada parte no lugar - capaz, até então, para jogá-los tanto pelo tato e visão quanto pelo som. Não havia monitores de fone de ouvido em seguida.
Pharrell Williams e Stevie Wonder, centro, realizando o concerto.
O especial mostrou um pouco do que as câmeras da CBS pego naquela noite: os homens jovens em ações correspondentes, entregando suas canções tautly construídos enquanto sorrisos foram devolvidas entre os membros da banda. Os Beatles eram bem ensaiados, mas parecia que eles estavam tendo uma cotovia absoluta, e que a alegria imediatamente veio através da tela, multiplicando o catchiness das músicas.

Por isso, foi quase cruel para o especial segue dos Beatles em novas performances, os vivos que estavam tensos e estudioso de comparação: por Maroon 5, nervosamente tentando copiar os Beatles em 1964 "All My Loving", ou por Keith Urban e John Mayer, tentando terminar 1969 o desempenho do último piso da banda de "Don't Let Me Down", como um congestionamento de guitarra.

Joe Walsh do Eagles e Jeff Lynne de ELO (que trabalhou com Beatles individuais durante seus anos de solo) sinceramente se esforçaram para reproduzir ambas as linhas de guitarra e fraseado vocal de "Something". Sr. Walsh e Gary Clark Jr. não conseguia faíscas greve em outra jam, "While My Guitar Gently Weeps", enquanto o Sr. Lynne e Dave Grohl ficou aquém da estranha mistura de estranhamento e compaixão na original "Hey Bulldog".

Outros tentaram reformular as músicas mais radicalmente, se não com sabedoria. Perry entregue "Yesterday" como um participante do "American Idol", exagerando cada verso como uma escalada do começo ofegante para chorosos, floreios melismáticas. Imaginem Dragons tratando "Revolution", como tarifa hootenanny dos últimos dias, violões dedilhando, cantando harmonias de quatro partes e inteiramente perdendo o ponto.
Alicia Keys e John Legend compartilhando "Let It Be".
Algumas homenagens funcionaram melhor. Stevie Wonder revisitou seu 1970 de funk revamp de "We Can Work It Out". Annie Lennox e David A. Stewart, do Eurythmics, executaram "The Fool on the Hill" em uma afirmação saudável de um profeta desprezada. Ed Sheeran, realizando solo, trouxe acordes de guitarra sincopados para "In My Life", mas manteve seu ar de reflexão.

Brad Paisley, em um dueto estranho com Pharrell Williams compartilhando vocais, empurrado "Here Comes the Sun" em direção a países fanhosa. E frente a frente em dois pianos, Alicia Keys e John Legend compartilharam "Let It Be", infundindo-lo com inflexões alma sensual que seus acordes gospel poderia facilmente suportar.

Mas a celebração, como o Ed Sullivan Show de meio século atrás, pertencia aos Beatles. Primeiro foi Ringo Starr: Começando com "Yellow Submarine". Depois pulando no palco para cantar a música de Carl Perkins "Matchbox", estabelecendo-se em na bateria para tocar e cantar "Boys" e terminando com um alegre McCartney que raspou e gritou através de "Birthday" e saboreou o humor de "Get Back" ao bater suas falsete notas altas com elegância. Ele apresentou "I Saw Her Standing There" como a primeira música que ele escreveu com John Lennon - "Começou um monte de coisas", disse ele - e ele gritou seu caminho através dele ainda mais exultante do que tinha em 1964.

Chifres franceses juntaram-se em "Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band", o que levou, inevitavelmente, a reaparição de Ringo Starr, lado a lado com o Sr. McCartney no baixo, a cantar "With a Little Help From My Friends", jovialmente e de todo coração. Finalmente, com Ringo Starr de volta na bateria, o Sr. McCartney se mudou para piano para levar toda a arena em "Hey Jude", montando o refrão "na-na", com gritos gospelly.

Cinqüenta anos depois de conquistar os Estados Unidos, o Sr. McCartney e Starr não se depararam com tanta auto-congratulações, ou cansados, ou simplesmente passando por movimentos de negócios mostra. De alguma forma, eles ainda seguram o que eles trouxeram em 1964. Eles ainda estavam se divertindo.

Fonte: The New York Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário