sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

O método de criatividade dos Beatles

Os Beatles chegam nos Estados Unidos pela primeira vez em 07 de fevereiro de 1964
"Como de costume, para essas coisas em co-autoria, John muitas vezes tinha apenas o primeiro verso, que sempre foi o bastante: era a direção, foi a sinalização e foi a inspiração para a canção inteira. Eu odeio a palavra, mas foi o modelo ". - Paul McCartney

Os Beatles foram os inovadores, e eles fizeram isso de forma sistemática utilizando modelos. Os Beatles foram os inovadores corporativos que criaram imensas fortunas para seus acionistas. Eles usaram métodos estruturados, experimentação e tecnologia da mesma forma empresas da Fortune 500 para criar novos produtos e serviços.
Sgt. Pepper's é considerado o melhor álbum de todos os tempos pela revista Rolling Stone
De acordo com a  Recording Industry Association of America, os Beatles venderam mais álbuns nos Estados Unidos do que qualquer outro artista. Em 2004, a Rolling Stone Magazine classificou-lhes em primeiro colocado em sua lista dos 100 Maiores Artistas de Todos os Tempos, e quatro de seus álbuns aparecem na lista dos 500 Maiores Álbuns da revista Time. A música inovadora dos Beatles e do impacto cultural ajudou a definir a década de 1960, e sua influência na cultura pop ainda é evidente hoje. Os Beatles foram coletivamente incluídos na lista da revista Time de as pessoas mais importantes do século 20.

Como eles foram tão eficaz?

John Lennon e Paul McCartney são a colaboração musical de maior sucesso na história. Alguém poderia esboçar uma ideia ou um fragmento de canção e levá-la para o outro para terminar ou melhorar, em alguns casos, duas músicas incompletas ou idéias de músicas que cada tinha trabalhado em individualmente seriam combinados em uma música completa. Muitas vezes, um dos dois gostaria de acrescentar uma seção média oito ou ponte para verso e refrão do outro. Lennon chamou de "Escrever olho-a-olho" e "Jogando em narizes uns dos outros". Eles aplicaram esses modelos de forma disciplinada, estruturado para criar um fluxo de canções de sucesso.

Os Beatles eram experimentadores. Escreve David Thurmaier:

"Acima de tudo, os Beatles permaneceram curiosos sobre todos os tipos de música, e eles continuamente reinventado a sua própria música, injetando-a com novas influências de várias culturas. Esta experimentação acrescenta uma dimensão ao seu trabalho que o separa de música de seus contemporâneos. No segundo volume de seu livro Os Beatles como músicos, Walter Everett explica que interesse 'músicos de rock' em sons indianos multiplicado rapidamente' depois de George Harrison introduziu o sitar indiano para a música 'Norwegian Wood'. Além disso, o quarteto de cordas em "Yesterday" de 1965 faria o seu caminho para a música de outros grupos ao redor do mesmo tempo. Esta troca de inovações musicais trabalhou em ambos os sentidos, por exemplo, os Beatles foram capazes de tirar elementos das músicas de Bob Dylan e fundir-las em suas próprias. Sua experimentação implacável e questionadora para o "novo" é um forte elemento que faz com que a música dos Beatles atraente e gratificante para estudo e diversão."

Eles inovaram músicas e do jeito que They produziu músicas. They usou uma ampla gama de técnicas no estúdio para diferenciar seu som, incluindo o feedback guitarra, músicos clássicos sobre álbuns populares, rastreamento de duplo artificial, microfone próximo de instrumentos acústicos, amostragem, injeção direta, sincronizando máquinas de fita e para trás fitas. O processo de gravação foi resumido por Paul McCartney: "Gostaríamos de dizer: 'Experimente. Basta experimentá-lo para nós. Se isso soa ruim, OK, vamos perdê-lo. Mas ele só poderia soar bem.' Estávamos sempre a avançar: mais alto, mais longe, mais, mais, diferente."
Estranhamente, McCartney parecia desconfortável no uso de modelos para escrever canções. Talvez usando um modelo que parecia enganar, fazendo-o sentir menos criativo. Isso é uma falácia sobre a criatividade e as pessoas criativas. Minha sensação é que as pessoas criativas em qualquer campo usam um modelo de algum tipo. Como poderia pessoas criativas como Robert Frost, Shakespeare, da Vinci, e Disney continuam a derramar o trabalho magistral mais e mais? Como os Beatles, eles usaram modelos. Deu-lhes o sentido, o letreiro, e a inspiração para aplicar sua mente criativa de uma forma estruturada e sistemática.

Muitos estudaram e comentaram sobre as contribuições dos Beatles e as lições aprendidas. E, no final, foi o uso prolífico de modelos estruturados de inovação que fizeram suas contribuições possíveis.

Fonte: Innovation Excellence

Nenhum comentário:

Postar um comentário