segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Em entrevista, Julia Baird fala sobre o seu irmão John Lennon

Na semana passada, Julia Baird veio para Nova York vindo de Liverpool para celebrar o 50º aniversário dos Beatles na América e o desempenho no The Ed Sullivan Show. As festividades foram particularmente pungente para Baird, porque ela também é a irmã de John Lennon.

Durante seu tempo em Nova York, Baird, que escreveu o livro Imagine This: Growing Up With My Brother, John Lennon, visitou o Hard Rock Cafe para uma função especial com Gary Millar, o Presidente da Câmara de Liverpool. Os hóspedes também escutaram uma entrevista de 1968 entre John Lennon e Maurice Hindle que nunca havia sido lançado antes, assim como a música de uma banda de Liverpool cover dos Beatles chamada Cavern Club dos Beatles, que se vestia como o Fab Four e executaram suas canções durante o noite. (Curiosamente, o Hard Rock é o local do antigo Teatro Paramount, onde os Beatles fizeram um show beneficente em seu último show de sua turnê de 1964 nos EUA.)

Entre a banda Cavern Club dos Beatles, Jeryl Brunner teve a oportunidade de conversar com Baird

O que você lembra sobre esse tempo, 50 anos atrás? Estávamos todos assistindo como adolescentes em casa, em Liverpool, observando todas as coisas acontecendo. E quando eles voltaram, John veio e passou a noite com a gente para nos dizer tudo sobre ele. Ele disse: "A América é ótima. É fantástica. Nós amamos."

O que passou pela sua mente vendo John e os Beatles na América na TV? Bem, nós o tinha visto na cozinha, na parte de trás dos veículos pesados, em salões comunitários, em centros da igreja. Nós tínhamos visto ele, e que tinha visto crescer. As pessoas pensam que os Beatles aconteceram do dia para noite. Eles não. Foi um longo aprendizado, e nós estávamos lá em todos os diferentes lugares. Portanto, este era apenas o próximo passo. Mas ninguém, incluindo-os, naturalmente, esperava que fosse tão grande. Pessoas gritando para eles começaram a acontecer na Inglaterra. E a frase Beatlemania havia sido cunhada em novembro do ano anterior, em 1963, no Royal Variety Performance. Quando as pessoas eram loucas fora do teatro em Londres um jornalista disse: "Esta é a Beatlemania." Na verdade, ele cunhou essa frase. Esse tipo de atividade. Assim , a América assumiu a Beatlemania durante a noite.
O que surpreendeu as pessoas sobre John? Ele era realmente uma alma muito gentil, inseguro de si mesmo e um pouco tímido. Abandonado a si mesmo, ele poderia se sentar e rabiscar, pintar, desenhar por horas, e ler por horas. Sentava-se e tocava a guitarra e ser por conta própria e apenas se divertir como ele gostava. Ele não estava sempre lá fora, pulando em ânsia atenção.

E o que dizer quando ele era mais jovem? Bem, ele era nossa babá. Ele era nosso amigo, nosso irmão, é claro, e ele era um valentão. Ele tinha nos intimidar. Ele era mandão.

Quando você soube que ele ia ser um músico? Havia sempre música em casa, de modo que não era nada incomum. Foi onde ele tirou isso.

O que te inspirou para escrever seu livro Imagine This: Growing Up With My Brother John Lennon? Há tanto lixo escrito, eu tive que colocar a história em linha reta. Quero dizer, esses especialistas que escrevem coisas, eles são cerca de 30 anos de idade. Como especialista que é isso? Eles nem sequer estiveram na Terra por muito tempo e ainda se consideram especialistas. E as pessoas mais velhas, que conhecia alguém que conhecia alguém que conhecia alguém que pode ter conhecido John. Além disso, se toca minha mãe, então eu tenho que colocar a história em linha reta.
Você pode compartilhar uma memória de John que se destaca? John não tinha passado no teste de condução até que ele tinha um Mini enquanto. E tinha vidros elétricos. Ninguém tinha videos elétricos escurecidos, naqueles dias, mas ele fez. Minha irmã Jackie e eu descemos para ficar com ele e [sua então esposa] Cynthia em Kenwood [sua casa em Surrey] quando ele não tinha muito tempo entrava pra dentro e saímos em seu carro Mini e ele levou todos ao campo de golfe, este campo de golfe, pessoa rica e muito elegante. Somos de Liverpool. Estamos no carro andando sobre o campo de golfe. Eu disse: "Isso é terrível. John, você não pode fazer isso. Você não pode." Ele disse: "Eu sou um Beatle, eu posso fazer qualquer coisa."

Você se encontrou com Yoko Ono? Nós nos encontramos recentemente. Em alguns eventos juntos e nos damos bem. Hunter Davis lançou o seu livro no ano passado. Houve um lançamento em Londres, a minha irmã e eu fomos com o meu primo e sua esposa e Yoko veio também. Acho que decidimos ficar bem um com o outro. Parece uma decisão mútua, e eu estou feliz com isso. Espero que ela também. Estou feliz com isso. A vida é muito curta.

Fonte: Diário dos Beatles e Parade

Nenhum comentário:

Postar um comentário