terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Por que George Harrison escreveu "Wah Wah" ?

A expressão título da canção composta por Harrison em 1969 tem outra conotação, além de significar um efeito de guitarra. "Wah Wah" pode servir também para expressar problemas, como uma "dor de cabeça" ou uma "coisa chata".

Dizem, por exemplo, que George teria feito a música após uma briga com Paul McCartney e que no Concert for Bangladesh, ele a teria cantado como uma "cutucada" no colega.

Será que poderíamos dizer que foi no mínimo uma descortesia, uma indelicadeza para com o ex-colega do homenageado, Paul McCartney, terem incluído "Wah Wah" no set list do Concert for George, já que parece ser uma crítica contra ele ?

Teria sido causado pela inclusão desta música, aquele certo desconforto que alguns comentam ter notado em Paul McCartney neste concerto ? Dizem que Paul ficou "meio deslocado" no Concert for George, ocasião em que Eric Clapton, Olivia e Jeff Lynne haviam escolhido as músicas com base no set list apresentado no concerto "Live in Japan", shows que Clapton e Harrison haviam feito por insistência de Clapton, no Japão. E mesmo que Paul soubesse previamente da inclusão da música "Wah Wah", ele participaria, pois sua presença se fazia obrigatória, dado que uma eventual ausência no show seria um prato cheio para a imprensa e fofoqueiros de plantão.

Nos últimos anos dos Beatles, George estava sentindo falta de atenção por parte de seu "big brother" John, agora envolvido com Yoko. Foi dito que Paul tinha os arranjos de canções já trabalhados antes de serem levadas para o estúdio. Esta frustração de George pode-se notar em algumas das canções que ele escreveu, incluindo "Wah Wah". Esta foi a primeira composição a ser gravada para o seu álbum "All Things Must Pass". Era a declaração de independência do "Beatle Quieto". Harrison disse que "Wah Wah" era um pedal para guitarristas ou, uma "dor de cabeça". Biógrafos apontam o "artifício" em torno dos Beatles como sendo talvez o melhor significado da frase da canção.

Em 1979, George escreveu sua autobiografia "I Me Mine" e nela citou a sua Wah Wah.
Ele riscou o nome de John Lennon no livro. John acabou ficando tão chateado com George, que eles nunca mais se falaram. Depois que John morreu, George parece ter se arrependido e lançou a canção "All Those Years Ago" em homenagem a Lennon.

Controvérsias à parte, houve uma certa lógica na ordem de apresentação das músicas no Concert For George, onde a ideia inicial foi a de se fazer um tributo a George Harrison. Esta ideia surgiu numa conversa entre Eric Clapton e Brian Roylance. Na ocasião Clapton comentou que era triste não haver nenhum memorial musical pra George, depois falaram com Olívia e surgiu assim esta belíssima homenagem ao Beatle. A ideia de trazer amigos e pessoas importantes na vida de Harrison também teve a ver com as músicas escolhidas e com a própria história dele.

O evento começa mostrando a parte espiritual de George Harrison e é finalizado com o que seria a grande catarse dele : Wah Wah !

E por que catarse ? Porque foi de forma catártica que George a cantou no Concert for Bangladesh; foi a primeira música dele no Concert for Bangladesh, foi a sua libertação, o seu batismo de fogo na carreira solo, pois foi neste Concerto que aconteceu a primeira apresentação solo deles após o fim da banda.

E, da mesma maneira como George Harrison se "esguelava" no Concert for Bangladesh, seus amigos também o fizeram no Concert for George.. Nota-se que eles chegam a gritar mesmo, até Dhani Harrison parecia que ia estourar a garganta a qualquer momento.. E a música vai evoluindo num transe libertador, bem diferente da primeira parte do Concert, na qual as músicas são bem introspectivas.

Em sua Biografia, Eric Clapton elogia a participação de Paul no Concert for George, e diz que era pra ele ( Eric ) cantar "Something", mas Paul queria tocar no ukelele e ele queria que Paul cantasse "All Things Must Pass", depois chegaram a um meio termo e cantaram juntos. Eric comenta ainda que mais tarde Paul fez uma versão brilhante de "All Things Must Pass", que ele considerava a canção chave do evento todo.



Letra :

Wah-wah
Você me deu um.."wah-wah”
E eu estou pensando em você
E em todas as coisas que costumávamos fazer
Wah-wah, wah-wah

Wah-wah
Você me fez parecer um grande astro
Porque estava lá hora certa
Mais barato que dez centavos
Wah-wah, você me deu sua wah-wah, wah-wah

Oh, você não me vê chorando
Oh, você não me ouve suspirar

Wah-wah
Não preciso de nenhum.. "wah-wah"
E eu sei como a vida pode ser boa
Se eu ficar longe de.. "wah-wah"
Não preciso de nenhum.. "wah-wah"

Oh, você não me vê chorando
Hey meu bem, você não me ouve suspirar
Oh, não não-não não

Wah-wah
Agora eu não preciso de nenhum.. “wah-wah”
E eu sei como a vida pode ser boa
Se eu ficar longe de.. “wah-wah”
Eu não preciso de nenhum.. “wah-wah”

Wah-wah
Wah-wah
Wah-wah
Wah-wah

Fonte : We Love The Beatles Forever

Nenhum comentário:

Postar um comentário