terça-feira, 13 de maio de 2014

A morte de Julia Lennon

John com os seus tios, Mimi Smith (direita) e George Smith (esquerda)
A partir de 1946, John Lennon viveu com sua tia Mimi (Mary Smith) e o tio George (George Smith), em sua casa em "Mendips", 251 Menlove Avenue, Liverpool, depois que sua mãe Julia tinha entregue o cuidado de seu filho para eles.

Apesar das condições de vida, Julia chegou a ver John quase todos os dias. Em 1957, ela comprou a primeira guitarra de John, um barato acústico Gallotone Champion. Julia compartilhou o amor de John com o rock and roll, apesar da desaprovação de Mimi, e viu seu filho tocando no Quarrymen.
Em 15 de julho de 1958, quando John tinha 17 anos, Julia morreu na Menlove Avenue após deixar a casa de Mimi, ao atravessar a estrada para chegar a um ponto de ônibus. Ela foi atingida por um carro Standard Vanguard dirigido por um policial fora de serviço, 24 anos de idade, Eric Clague.

Ao contrário de alguns relatos, Clague não estava bêbado no momento, e ele estava dirigindo sob o limite de velocidade 30 mph. Ele foi, no entanto, um aluno condutor que estava desacompanhado.

"Sra. Lennon apenas correu para fora na frente de mim. Eu simplesmente não podia evitar. Eu não estava em alta velocidade, eu juro. Foi apenas uma daquelas coisas terríveis que acontecem." -Eric Clague, 1998

Amigo de infância de John, Nigel Whalley, relatou mais tarde o que aconteceu:

"Eu fui no John naquela noite, mas sua tia Mimi me disse que ele estava fora. Mimi estava no portão com a mãe de John, que estava prestes a sair. Ficamos conversando e mãe de John disse: "Bem, você tem o privilégio de me levar até a parada de ônibus!" Eu disse: "Isso vai me fazer bem. Eu ficarei feliz em fazer isso."
Local da morte de Julia
Descemos Menlove Avenue e eu subi a Vale Road, onde eu morava. E deve ter sido de cerca de 15 metros da estrada, quando ouvi um carro derrapar. Virei-me para ver a mãe de John passar pelo ar. Corri, mas ela tinha sido morta instantaneamente." -Nigel Whalley

Whalley correu de volta para Mendips até chegar em Mimi, que chorou histericamente enquanto esperavam por uma ambulância.

"Por volta das 21:45 a falecida deixou minha casa (em Menlove Avenue) e foi na direção de um ponto de ônibus no lado oposto. Pouco tempo depois, fui informado de que ela havia sido ferida. Eu fui para a cena... ela estava inconsciente. Fui com ela para Sefton General Hospital... ela estava morta na chegada." -Mimi Smith

O marido de Julia, John Dykins viajou para Sefton Hospital Geral de táxi, acompanhado de John Lennon, que se recusou a dar uma última olhada para a mãe. Dykinks depois morreu em um acidente de carro em dezembro de 1965.
Nigel Whalley e John Lennon em 1958
"Eu não vi muito o John depois disso, porque ele se tornou um pouco de um recluso. Preocupava-me porque, no fundo, eu me perguntei se ele me culpou pelo acidente e estava pensando 'Se Nigel Whalley tivesse ficado mais um minuto a falar com a minha mãe'. Mas a aprendizagem é uma coisa maravilhosa." -Nigel Whalley

Julia tinha 44 anos. Um exame pós morte revelou que ela tinha morrido de ferimentos graves cerebrais causadas por fraturas de crânio. Um inquérito realizado um mês depois, registrou um veredicto de morte por desventura.
"Na época, eu pensei em enviar à família as minhas condolências, mas eu pensei que só iria piorar as coisas. Eles estavam muito irritados e chateados com o que tinha acontecido, naturalmente assim, eu suponho." -Eric Clague, 1998

No inquérito Eric Clague foi absolvido de todas as acusações. Ele nunca tentou entrar em contato com a família de Lennon no rescaldo do acidente.

"Constable 126 C, Policial da cidade de Liverpool, que vive em 43 Ramilies Road, Liverpool 18. Eu era o motorista do automóvel (privado) LKF 630, que foi envolvido nesta ocorrência. Eu ouvi a declaração, disse ter sido feito por mim para inspetor de polícia Harte e eu concordo com ele." -Eric Clague

Em 1964, quando os Beatles se tornaram mundialmente famosos, Clague percebeu que ele havia matado a mãe de John Lennon.

"Como todo mundo eu comecei a ler nos jornais sobre eles e eles nunca estavam fora da TV. Eu li que a mãe de John Lennon estava morta e que ele morava em Menlove Avenue.

Colocar os dois juntos e percebi que era a mãe dele que eu tinha matado. Tudo voltou para mim e eu me senti absolutamente terrível. Teve o efeito mais terrível em mim. Os Beatles estavam em toda parte, especialmente em Liverpool, e eu não podia ficar longe deles." -Eric Clague

Clague mais tarde deixou a polícia para se tornar um carteiro. Sua volta levou-o á 20 Forthlin Road, casa de Paul McCartney.

"Passei em Forthlin Road, onde Paul McCartney costumava viver. No auge da fama dos Beatles, quando entregava centenas de cartões e cartas para a casa.
Lembro-me de lutar até o caminho com todos eles. Mas é claro que só me fazia lembrar de John Lennon e sua mãe." -Eric Clague de 1998

A morte de Julia profundamente traumatizou John, que mais tarde iria se referir a ela nas canções "Julia", "Mother" e "My Mummy’s Dead". Seu primeiro filho, Julian, foi nomeado em homenagem a ela.
Ela está enterrada no Cemitério Allerton, em Liverpool.
Fonte: Beatles Bible

Nenhum comentário:

Postar um comentário