segunda-feira, 12 de maio de 2014

Zapple Records

No verão de 1968, os Beatles emitiram o seu primeiro lançamento com o próprio selo da Apple, com o single "Hey Jude". Poucos meses depois, a ideia de uma etiqueta lateral, existindo unicamente com a finalidade de colocar para fora passeios mais experimentais, foi proposto, o que eles chamavam de "Zapple".
Em 9 de maio de 1969, dois lançamentos relacionado com os Beatles, George Harrison "Electronic Sound" e John Lennon e Yoko Ono "Unfinished Music No 2: Life With The Lions", se tornou o primeiro esforço da Zapple. O rótulo foi executado pelo autor notável e moderno residente do dia, Barry Miles, que também passou a ser um amigo próximo de Paul McCartney.

Lennon e Yoko colocaram seus lados vanguardistas no "Unfinished Music No 2: Life With The Lions", que era, em alguns aspectos, como passear no meio da vida do casal, que estava fora de ordem no momento. Poucas "canções" como "Mulberry" e "No Bed For Beatle John" foram cantadas por Yoko enquanto John tocava a sua guitarra. Um lado foi retomado com uma única peça, a insanidade de "Cambridge 1969", que é essencialmente uma batalha entre Yoko gritando e John se uivando enquanto recebe o feedback de uma guitarra... por 27 minutos. Nenhuma edição foi feita para a rádio. "Baby’s Heartbeat" é auto-explicativa, enquanto "Two Minutes of Silence" é, assim, dois minutos de silêncio.

Equivocado seria dizer que nenhum álbum foi vendido, apesar do "Electronic Sound" chegar a fazer parte do Top 100 da Billboard, o check-in no nº 191, caiu tão rápido quanto chegou. Uma vez gerente Allen Klein, que estava em total controle, exigiu que a Zapple fosse fechada para negócios com liberações planejadas pelo comediante Lenny Bruce e o poeta Richard Brautigan, que nunca se materializaram.

Mesmo com tantos anos de distância, estes dois álbuns da Zapple ainda soam como vieram de outro planeta. Tenha em mente, que era apenas seis anos após o lançamento de "Please Please Me". As coisas certamente foram movidas em um ritmo diferente naquela época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário