sexta-feira, 9 de maio de 2014

1 ano de Paul McCartney na Arena Castelão

Paul durante show na Arena Castelão. Foto: Marcos Hermes
A noite foi especial não só para os fãs que curtiram o show de Paul McCartney na Arena Castelão, mas também para o ex-Beatle. O Sir se emocionou com a homenagem feita pelo público, que soltou balões verdes e amarelos durante a apresentação.

No dia 10 de maio de 2013, o site oficial de Paul McCartney divulgou uma nota sobre o show do ex-Beatle em Fortaleza, na qual conta que o astro inglês se surpreendeu com os fãs. Confira abaixo.

Nota do site oficial de Paul McCartney:

"Dando continuidade aos dois primeiros shows da turnê, a emocionante noite final em Fortaleza viu uma multidão diversa se reunir para a festa por quase três horas em um calor sufocante, sem um gafanhoto à vista!

No show a plateia riu, chorou, dançou, gritou e berrou enquanto Paul cantava os grandes sucessos de sua carreira. Os fãs mostraram o seu apreço por Paul com mais uma surpresa. Durante Hey Jude a multidão soltou balões verdes e amarelos, uma surpresa que foi organizada em sites de redes sociais semanas antes do show. Uma visão impressionante de ser ver e Paul foi claramente tocado pelo tributo.".

A nota ainda traz uma declaração de Paul sobre a turnê no Brasil.

"O público brasileiro é incrível, e essa é a razão de nós voltarmos. Todos os shows dessa semana foram incríveis. A multidão foi simplesmente maravilhosa e é claro que em Goiânia, com a presença dos gafanhotos, foi inacreditável. Ninguém viu que eles estavam vindo!

Eu gostaria de agradecer a todos que foram nos ver esta semana, nós nos divertimos bastante. Eu, minha banda e minha produção tivemos grandes momentos e grande parte disso se deve à resposta da plateia. Então, obrigado a todos por serem tão legais, por estarem prontos para festejar e por amarem a nossa música.", disse Paul McCartney."
Cerca de 50 mil pessoas assistiram ao show do eterno Beatle na Arena Castelão. Foto: Waleska Santiago
O show esgotou todos os 48 mil ingressos colocados à venda e rendeu US$ 5,4 milhões, sendo o show que teve a 12ª maior arrecadação em bilheteria de shows no mundo em 2013. Os dados são da Billboard, site norte-americano especializado em música.
Foto: PaulinBrazil
Na despedida da turnê "Out There" pelo Brasil, em Fortaleza, o ex-beatle ainda "abençoou" as alianças de noivado de um casal que teve seu pedido de subir ao palco atendido pelo músico. Caroline e Kenzo, que se conheceram no show de uma banda cover dos Beatles, reafirmaram os votos diante de Paul, de sua banda e de 50 mil pessoas.
O show no estádio Arena Castelão, foi marcado por uma noite de emoção e grande participação do público. Nem mesmo o atraso de pouco mais de meia hora desfez a empolgação dos fãs, representados por diversas gerações. Era o caso do empresário Francisco de Oliveira, 59, e sua esposa, a escritora Clara Oliveira, 65. Moradores do interior do Ceará, eles enfrentaram seis horas de viagem e mais duas de engarrafamento até o local do show.

"Tudo vale a pena, porque tudo o que você precisa é de amor", respondia Francisco, parafraseando a canção "All You Need is Love", que ficou de fora do set list dessa turnê. Os pequenos Lara, 6, e Lucas, 7, filhos do casal, também não conseguiam esconder a ansiedade. "Eu amo o Paul, quero que ele autografe minha camisa", disse o menino.
Foto: Waleska Santiago
O blazer azul escuro de cortes retos não resistiu ao calor de 28ºC. Já na segunda música, Paul desfez-se do casaco enquanto dizia longe do microfone: ?cara, que calor!?. Os botões mais próximos à gola foram logo desabotoados e as mangas arregaçadas.
O repertório não teve qualquer alteração em relação aos dois shows que o antecederam, em Belo Horizonte e Goiânia. As surpresas ficaram por conta das centenas de balões verdes e amarelos jogados ao ar pelo público durante a canção "Hey Jude". "Blackbird" emocionou ao ser entoada do alto do "elevador", uma das novidades da estrutura do palco de "Out There". E "Let It Be" transformou a Arena Castelão em várias ondas de luz.

O setlist trouxe ainda os clássicos "All My Loving", "Hey Jude", "Yesterday" e "Helter Skelter". Sucessos do Wings, banda formada por McCartney após o fim dos Beatles, como "Junior's Farm", "Let Me Roll It", "Band On The Run" e a apoteótica "Live and Let Die" agraciaram os fãs da banda que perdurou de 1971 a 1981.
Visivelmente mais cansado – a banda teve apenas um dia de descanso entre os dois primeiros shows e dois dias até o show no Castelão –, Paul não abriu muitos sorrisos no início do show, mas foi se deixando contagiar pela energia que emanava da plateia. "Finalmente Paul veio no Castelão!", disse o músico para depois completar: "Esta noite vou tentar falar um pouco de português, espero não falar bobagem", divertiu-se.

Brincando com o público, Paul aprendeu algumas das inúmeras gírias cearenses, levando a plateia a se divertir junto. "Vamos botar boneco", convidou o músico utilizando a expressão que quer dizer se divertir, extrapolar. Paul também arriscou o "eita má", uma abreviação de "eita, macho", muito usada na região.
Foto: PaulinBrazil
Com exatas 2 horas e 40 minutos de show, McCartney diz que "é hora de partir, temos que vazar. Tchau, Fortaleza, até a próxima vez". De Fortaleza, a turnê de "Out There"

Setlist Hot Sound:

All My Loving
Blue Suede Shoes
Things We Said Today
Midnight Special
Matchbox
C Moon
Honey Don't
Letting Go
Lady Madonna
Every Night
Bluebird
Ram On

Setlist show:
Eight Days A Week
Junior's Farm
All My Loving
Listen To What The Man Said
Let Me Roll It
Paperback Writer
My Valentine
Nineteen Hundred And Eighty Five
The Long And Winding Road
Maybe I'm Amazed
Hope Of Deliverance
We Can Work It Out
Another Day
And I Love Her
Blackbird
Here Today
Your Mother Should Know
Lady Madonna
All Together Now
Mrs Vandebilt
Eleanor Rigby
Being for the Benefit of Mr. Kite!
Something
Ob-La-Di, Ob-La-Da
Hi, Hi, Hi
Band on the Run
Back in the U.S.S.R.
Let It Be
Live And Let Die
Hey Jude
Encore:
Day Tripper
Lovely Rita
Get Back
Second Encore:
Yesterday
Helter Skelter
Golden Slumbers/Carry That Weight/The End

Show completo, por Berg Vasconcelos:
Fontes: O PovoUol e Whiplash

Nenhum comentário:

Postar um comentário