domingo, 4 de maio de 2014

História da música While My Guitar Gently Weeps

While My Guitar Gently Weeps é uma música dos Beatles composta por George Harrison,denominada por muitos como a melhor música que George compos e até a melhor dos Beatles. Foi a primeira música a ser executada no White Album '' Album Branco'',lançado em 1968.


ORIGEM DA COMPOSIÇÃO

Como George explica, a criação da música veio a partir de um livro no qual ele estava lendo : '' I-Ching'', segundo ele,foi baseada no conceito original, no qual,tudo se encaixa, mera concidencia, que o que acontece, era para ser.

Tendo a idéia do relativismo em mente na casa de seus pais, em Liverpool durante seu período de férias, Harrison começa a escrever a música,ao abrir o livro,ele escreve a música com base nas primeiras palavras que ele encontra,aleatoriamente.
I-Ching '' O Livro Das Mutações''
Porém, não sabemos  que é mesmo este o livro, pois,ao pesquisar sobre o mesmo, se tem milhares.
As primeiras palavras que ele viu foram ''Gently Weeps'' (significa suavemente chora) então,a seguir,começou a compor-la.


LETRA DA MÚSICA

A Letra inspirada na frase, são conselhos de vida, a cada estrofe,ela vem acompanha da frase '' Enquanto minha guitarra suavemente chora '',ele juntou as palavras. Alguns fãs acham que no final da música se tem uma pista que na qual,George canta : '' Oh Paul,Oh Paul,Oh Paul'',que esta seja por causa da suposta morte de Paul McCartney,elas seriam lamentações.

A GRAVAÇÃO

George Martin afirma que John e Paul subestimaram a música,que depois se tornaria um clássico dos Beatles,gravaram  dia 16 de agosto com 14 passagens,incluindo acústicas, nenhuma agradou George,ele fala que eles não levaram  o trabalho muito a sério,tocavam com desanimo "Eles não levaram o trabalho a sério e acredito que nem se esforçaram para tocá-la direito." Nesta época, as composições (como sempre) que reinavam eram da dupla Lennon/McCartney.
Então ele teve a criativa idéia de convidar Clapton para participar, na qual ele fala que a música não ficaria '' Beatles demais '', porém, a música era de George, mediante a isto,ele poderia moldar-la como quisesse.

NO DIA DA GRAVAÇÃO

No dia da gravação Clapton compareceu ao  estúdio, com sua Gibson Les Paul,ele faz o solo da '' guitarra que chora'',Harrison fala que a presença de Clapton ajudou para alivar a tensão que havia com os membros do grupo e tiveram uma melhora no comportamento.
Ringo diz : ''Foram dias memoráveis,Clapton era divertido''.
Alguns gostam de afirmar que o solo usado no disco não foi o que Clapton gravou pelo fato de que o próximo álbum, Abbey Road, um grande sucesso, ficou semelhante ao estilo tocado por George por uma possível influencia de um amigo.
Eric Tocou e George adorou,mas Eric continua afirmando que não estava Beatles o bastante, então,colocaram o ADT (automatic double-track) para incrementar a música.
A Versão acústica,encontrada no retrabalho LOVE e Anthology 3, arranjo orquestrado por George Martin.

MÚSICOS

George Harrison- Vocal,vocal de apoio,guitarra base e órgão Hammond.
John Lennon- Guitarra.
Paul McCartney- Vocal de apoio,piano,órgão e baixo de 6 cordas.
Ringo Starr- Bateria e Tamborim
Eric Clapton - Guitarra Solo

Nenhum comentário:

Postar um comentário